Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
05 de janeiro de 2025 às 10:01

Ano Novo, vida nova? Hum, a ver vamos

Que fique muito claro que, para mim (e é minha forte certeza - e não apenas convicção - que assim tem mesmo de ser num Estado de Direito) nenhuma crença religiosa, nenhuma tradição cultural ou étnica, nenhuma ideologia ou concepção do Mundo e da Vida, da Sociedade e do Estado, se pode sobrepor às leis da República.

Na Antiga Grécia, os cidadãos atenienses, não tinham de trabalhar porque para isso tinham os escravos e os estrangeiros (metecos). Já agora, os pobres dos metecos prestavam serviço militar e pagavam, além dos impostos normais, uma taxa para permanecerem na cidade e aí exercerem suas atividades, mas não eram titulares de um qualquer direito político e, finalmente, não podiam casar com as mulheres de Atenas. Em Esparta era pior, porque os estrangeiros eram odiados e os hilotas eram considerados propriedade do Estado. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.