Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
20 de abril de 2025 às 10:24

Não se iluda. As questões de carácter são mesmo das coisas mais importantes do mundo

Em boa verdade, a destituição do último Imperador do Ocidente acabou por acontecer naturalmente mercê de desentendimentos entre grupos de mercenários que já pululavam há cerca de um século no vasto território da zona ocidental de um Estado, dotado de uma formidável organização político-administrativa.

Os tempos em que estamos a viver não são, de todo, interessantes. São muitíssimo perigosos. Face a um conjunto de circunstâncias convergentes, a Cultura/Civilização Ocidental, que curiosamente tem a sua origem na Suméria, região situada no sul da Mesopotâmia (entre os rios Tigre e Eufrates), no actual Iraque, por volta do ano 3.000 AC (antes de Cristo) está a correr um perigo de destruição como não acontecia desde o final do Império Romano do Ocidente, que ocorreu em 476 depois de Cristo (DC ou Anno Domini - ano do Senhor). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.