O Estado é coisa deles
Os partidos de poder converteram-se em máquinas de interesses, de distribuição de empreguismo político e verdadeira patrimonialização do Estado.
Os partidos de poder converteram-se em máquinas de interesses, de distribuição de empreguismo político e verdadeira patrimonialização do Estado.
A sua newsletter de segunda-feira.
Gouveia e Melo, provavelmente, não atinge essas altas esferas. Mas, em contrapartida, apresenta sondagens um pouco acima de Tino de Rans. Ó diabo: querem ver que é esse o problema?
O processo Tutti Frutti mostra um pouco do albergue espanhol em que PS e PSD transformaram câmaras, como a de Lisboa. Mostra uma certa visão da política, que predomina em alguns setores dos partidos do poder, e que viola o princípio da igualdade.
Investigação feita a uma população que ficou separada do resto do mundo descarta fatores genéticos do que matou a espécie. Se não tivesse existido um "evento repentino", ainda hoje teríamos estes animais.
O sonho dos protetores do Estado de Direito é ter os seus capatazes a mandar na justiça. Já começaram.
No dia da primeira reunião da comissão de Prevenção de Assédio nas Instituições de Ensino Superior, a SÁBADO falou com Margarida Isaías, representante dos estudantes na comissão, sobre o trabalho que vai ser realizado e as preocupações dos alunos.
A Universidade deve permitir à sociedade ver-se a si própria, em perspetiva e com profundidade, rompendo com a espuma dos dias, pelo conhecimento que produz e pelo espaço privilegiado de discussão e pluralidade de exercícios críticos que proporciona.
Um dirigente surge no processo de consulta prévia sob suspeita do ex-secretário de Estado Marco Capitão Ferreira. E há também contratações cruzadas e emprego para os cônjuges. Nova administração liderada por Ana Jorge vai fazer levantamento e análise dos casos para avaliar os "contornos da sua tramitação".
Que futuro tem um País em que sistematicamente se rasgam os contratos sociais, mas há dinheiro para tudo o resto, da banca à TAP e à Efacec, sem que nos digam qual é o preço, as condições ou as implicações para os credores que somos todos nós?
Número de professores doutorados e contratados pela mesma instituição é ainda bastante elevado em Portugal - 68%. Nova SBE é a única escola do país abaixo dos 10% e o seu diretor acredita que isso está ligado ao sucesso da instituição.
Esta é a pré-publicação de "Salazar Confidencial", que estará nas livrarias no dia 18 e em pré-venda a partir de hoje. O jornalista Marco Alves revela a história escondida do regime. Dezenas de milhares de documentos mostram como o tráfico de influências, a endogamia, as cunhas e os favores eram prática corrente nas altas esferas do poder do Estado Novo, com a conivência ativa do presidente do Conselho.
Miguel de Lemos, o professor que abriu o jogo sobre o assédio moral e sexual na Faculdade de Direito de Lisboa nota a falta de vontade das instituições para mudarem e critica a passividade de Elvira Fortunato, que tutela o Ensino Superior.
Numa comunicação enviada de Santiago do Chile, sociólogo diz estar a ser vítima de uma vingança comandada por uma das autoras do artigo, que diz ter sido expulsa do CES, embora não concretize o que se passou.
Três ex-alunas relatam retaliações e assédios do antigo diretor do Centro de Estudos Sociais (CES), do seu braço-direito (Bruno Sena Martins) e dos órgãos internos da instituição da Universidade de Coimbra. À SÁBADO, o atual diretor do CES defende colega (e amigo) e diz que nunca houve queixas, mas quer criar comissão para averiguar. Boaventura Sousa Santos em silêncio. Bruno Sena Martins nega tudo à SÁBADO.
António Costa chamou os deputados da IL de “queques que guincham”. E acrescentou: “’tá a ver”? A história dos termos pejorativos fidalgos remonta à queda de Salazar da cadeira.