Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
13 de agosto de 2024 às 23:00

Tutti Frutti contra o MP

O processo Tutti Frutti mostra um pouco do albergue espanhol em que PS e PSD transformaram câmaras, como a de Lisboa. Mostra uma certa visão da política, que predomina em alguns setores dos partidos do poder, e que viola o princípio da igualdade.

Nas suas origens, o processo conhecido por Tutti Frutti transporta alguns dos maiores perigos para a saúde do regime democrático. Jovens turcos do PS e do PSD ligados a estruturas distritais e concelhias, juntas de freguesia e câmaras, títeres dos respetivos aparelhos partidários, são escutados a combinar trocas de favores, implicando o gasto de dinheiro público. São escutados a acertar habilidosos esquemas de repartição de avenças, a prometer contratos a empresas e a fabricar financiamentos pessoais e partidários.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.