Sábado – Pense por si

Lusa

Portugal entre o dilema de fechar portas a imigrantes e da falta de quadros

Queixas de falta de mão-de-obra repetem-se um pouco por todo o País, com particular incidência em zonas menos povoadas, e os imigrantes acabavam por suprir algumas dessas carências. Contudo, desde o início de junho que não é permitido trabalhar legalmente a quem chega sem visto de trabalho.

Cuidados intensivos

“La décadanse”

Quem disse que a política era um assunto racional? Na França e na Europa, há um certo cansaço com o funcionamento da democracia liberal. Que interessa que a União Europeia tenha atingido um nível de conforto e segurança que seria impensável para os nossos antepassados?

Ana Taborda

João, o Roquette “esquecido” em São Paulo

Saiu de Portugal aos 19 anos, no dia em que uma das irmãs casou, com destino ao Brasil – de onde não voltou mais. Fez brindes para a Kellogg’s, vendeu acessórios de carros, lidera uma das 20 maiores importadoras de vinho do País.

Carlos Torres

Os futebolistas já não gostam da Arábia Saudita

Jordan Henderson não se importou de perder 8 milhões de euros para ir embora, Benzema e Firmino também querem sair. O novo Eldorado do futebol já não agrada aos jogadores, que se queixam do calor e da humidade, da "pouca seriedade" dos dirigentes e até dos estádios sem público.

João Carlos Barradas

Mohamed, o homem que enfrenta Maduro e manda na rica Guiana

A Guiana é o eldorado do petróleo e do gás natural. À frente das riquezas do país cobiçadas pela Venezuela está o único Presidente muçulmano das Américas. Quem é este homem que já foi investigado dezenas de vezes por fraude e como poderá resistir ao poderoso vizinho?

O eldorado no Dubai

Há já mais de 5.500 portugueses a viver no emirado árabe: o lifestyle, os salários e as excentricidades imobiliárias explicam a atração. Por cá, a enérgica Helena Sacadura Cabral, aos 89 anos, falou três horas quando só nos tinha prometido 40 minutos.

Paulo Barriga

Ai, Timor... as máfias que os tentam calar

Nos últimos dois meses chegaram a Portugal milhares de timorenses iludidos com o eldorado europeu. Encontraram fome, habitações insalubres e precariedade. Muitos ficaram a viver na rua.

Urbanista

E admiram-se disto de burnout?

O ‘vamos andando’ que tão bem nos caracteriza. São poucos os que se podem orgulhar de ter um emprego que lhes permita viver com dignidade e são muitos os que acumulam empregos para pagar as contas ao fim do mês.

Paulo Barriga

Como a Alemanha financiou as guerras portuguesas em África

Com receio de uma invasão da URSS, a República Federal Alemã assinou com Portugal uma série de acordos secretos para criar, em Beja, uma base de retaguarda para as forças alemãs. Graças a isso, Salazar conseguiu suportar o esforço de guerra em três frentes no Ultramar.

Paulo Barriga

No mundo secreto das estufas

Já lhe chamaram a “Califórnia da Europa”. Mas um surto de Covid-19 revelou o lado “faroeste” do novo eldorado agrícola português. O negócio de milhões em exportações, que necessita de milhares de braços de trabalho importados, foi capturado por apenas uma multinacional: a Driscoll’s. Enquanto houver água. Viagem aos bastidores da exploração em Odemira.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)