Sábado – Pense por si

Ai, Timor... as máfias que os tentam calar

Paulo Barriga
Paulo Barriga 01 de outubro de 2022 às 18:00

Nos últimos dois meses chegaram a Portugal milhares de timorenses iludidos com o eldorado europeu. Encontraram fome, habitações insalubres e precariedade. Muitos ficaram a viver na rua.

É em Timor Leste que as redes de tráfico humano e de trabalho ilegal, que operam nos campos do Alentejo, tanto em Alqueva como em Odemira, têm agora os seus interesses focados. O Alto Comissariado para as Migrações declara que só nos últimos dois meses identificou 650 cidadãos timorenses recém-chegados. Mas as organizações de solidariedade social que atuam no terreno acreditam que devem ser dois mil. Pobres, na esmagadora maioria, chantageados e ameaçados, ficam reféns dos “patrões” que se prontificaram a recebê-los em Portugal, quase sempre em condições deploráveis. Muitos acabam sem abrigo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.