Sábado – Pense por si

Investigação

No mundo secreto das estufas

No mundo secreto das estufas
Paulo Barriga 13 de julho de 2021 às 18:00

Já lhe chamaram a “Califórnia da Europa”. Mas um surto de Covid-19 revelou o lado “faroeste” do novo eldorado agrícola português. O negócio de milhões em exportações, que necessita de milhares de braços de trabalho importados, foi capturado por apenas uma multinacional: a Driscoll’s. Enquanto houver água. Viagem aos bastidores da exploração em Odemira.

Existem muitas maneiras diferentes de dizer Driscoll’s. Com esse nome, ou com outros, está em quase tudo o que diz respeito às framboesas nas estufas da costa Sudoeste. Com sede em Watsonville, na Califórnia, o maior produtor mundial de frutos vermelhos instalou-se em Portugal em 2004, perto de Zambujeira do Mar, sob a designação de Berryport. Hoje, a Driscoll’s controla a quase totalidade dos cerca de mil hectares de framboesas que se plantam no interior do Perímetro de Rega do Mira. Num circuito fechado, quase blindado, mas com ramificações que se estendem desde o pequeno produtor local às mais altas organizações do setor agrícola nacional.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)