Sábado – Pense por si

Urbanista

Regenerar é o novo sustentável

A sustentabilidade é um conceito mais abrangente, incluindo ambiente, economia e sociedade, para o desenvolvimento social com viabilidade financeira, sem esgotar os recursos naturais, ao passo que a agricultura regenerativa foca-se especificamente nas técnicas que contribuem para a obtenção de um solo equilibrado e fértil.

Débora Calheiros Lourenço

GeraJazz: uma orquestra que ensina muito mais do que música

A SÁBADO esteve em dois ensaios do GeraJazz, projeto de Jazz da Orquestra Geração, onde as crianças partilharam a importância que a música tem na sua vida e a forma como as ajudou a construir uma comunidade.

Luana Augusto

Taxa de pobreza agrava-se entre idosos, mas diminui nas crianças

Estudo revela que Portugal continua a ser um dos países mais desiguais da UE. Face a este cenário, Carlos Farinha Rodrigues lembra que é necessário pôr em prática a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. "A pobreza é um travão ao desenvolvimento social e ao crescimento da economia", diz à SÁBADO.

Raquel Lito

Dentro do bairro de Odair Moniz

Ali vivia o cabo-verdiano há 25 anos e abrira um café há seis meses. Na véspera de ser baleado, foi a uma festa na Cova da Moura. Os contornos do caso continuam por esclarecer. Veja o vídeo.

Lusa

António Costa distinguido com o prémio Unesco

"Num mundo fragmentado, que enfrenta imensos desafios, precisamos de líder comprometidos com a construção de uma paz duradoura. António Costa sempre se distinguiu como um grande defensor do diálogo e do multilateralismo", afirmou Audrey Azoulay, diretor geral da Unesco.

Sem pedir licença

Valorizar o que é nosso

Se fecharmos os olhos e pensarmos na diversidade de paisagens, vilas históricas, praias e montanhas verdejantes, na riqueza gastronómica, nas tradições e na cultura portuguesas, facilmente nos rendemos a sermos turistas dentro do nosso País, do nosso distrito e, até, da nossa cidade.

Maria Henrique Espada

Argentina: o exótico candidato Milei

Diz-se anarcocapitalista, quer dolarizar a economia, acabar com o banco central e com mais de metade dos ministérios. O seu grito de guerra é “viva la libertad, carajo”.

Marco Alves

Oeiras já pagou 139 mil euros em 1.441 "almoços de trabalho"

Faturas de Isaltino Morais e da sua equipa mostram consumo maciço de lavagante, sapateira, lagosta, sushi, ostras, leitão, camarão-tigre e presunto pata negra. E tabaco, vinho, saké afrodisíaco, aguardente e Moët & Chandon. Há quem apresente faturas do JNcQuoi e declare vários "almoços de trabalho" à mesma hora em restaurantes diferentes

Íris Fernandes

Somos 8 mil milhões e metade não tem voz

ONU assinala o Dia Mundial da População, esta terça-feira, com o foco na igualdade de género. "O que as mulheres e as meninas querem, tem importância", sublinha as Nações Unidas.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana