
Nuno Portas: "O Ser Urbano", uma vida dedicada à arquitetura, urbanismo e serviço público
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
Nuno Rodrigo Martins Portas, uma das figuras de referência na cultura portuguesa, nasceu em 23 de setembro de 1934, em São Bartolomeu e morreu este domingo.
É geracional e cultural e, embora os mais jovens não sofram desse mal, sofrem de outro, que tem medida igual. São ansiosos e vivem em medo, com medo de tudo, especialmente do futuro.
A sustentabilidade é um conceito mais abrangente, incluindo ambiente, economia e sociedade, para o desenvolvimento social com viabilidade financeira, sem esgotar os recursos naturais, ao passo que a agricultura regenerativa foca-se especificamente nas técnicas que contribuem para a obtenção de um solo equilibrado e fértil.
A SÁBADO esteve em dois ensaios do GeraJazz, projeto de Jazz da Orquestra Geração, onde as crianças partilharam a importância que a música tem na sua vida e a forma como as ajudou a construir uma comunidade.
Estudo revela que Portugal continua a ser um dos países mais desiguais da UE. Face a este cenário, Carlos Farinha Rodrigues lembra que é necessário pôr em prática a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. "A pobreza é um travão ao desenvolvimento social e ao crescimento da economia", diz à SÁBADO.
Ali vivia o cabo-verdiano há 25 anos e abrira um café há seis meses. Na véspera de ser baleado, foi a uma festa na Cova da Moura. Os contornos do caso continuam por esclarecer. Veja o vídeo.
"Num mundo fragmentado, que enfrenta imensos desafios, precisamos de líder comprometidos com a construção de uma paz duradoura. António Costa sempre se distinguiu como um grande defensor do diálogo e do multilateralismo", afirmou Audrey Azoulay, diretor geral da Unesco.
Se fecharmos os olhos e pensarmos na diversidade de paisagens, vilas históricas, praias e montanhas verdejantes, na riqueza gastronómica, nas tradições e na cultura portuguesas, facilmente nos rendemos a sermos turistas dentro do nosso País, do nosso distrito e, até, da nossa cidade.
Os decisores políticos foram capazes de se alinharem no combate ao abandono escolar, transcendendo governos, ministros e organizações diferentes, a bem da necessária estabilidade do sistema educativo e do melhor interesse de Portugal.
As enchentes e deslizamentos de terra afetaram 15 mil pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro.
A violência doméstica, em particular no contexto das relações de intimidade, é um sério problema de saúde pública e condiciona decisivamente a vida e o bem-estar das pessoas que a vivem, directa e indirectamente, afectando a sua possibilidade de desenvolvimento e o desenvolvimento social e económico do país.
A pobreza monetária é um travão ao desenvolvimento social, mas também económico que põe em causa a coesão social. E sem coesão social não se concretiza o conceito de Estado moderno. Mas o que vemos hoje é um País que deixa muitos para trás.
As estatísticas apontam uma redução nacional de 3,9% entre 2021 e 2022, escondendo realidades locais como a de Lisboa, onde os animais recolhidos têm vindo a aumentar.
Diz-se anarcocapitalista, quer dolarizar a economia, acabar com o banco central e com mais de metade dos ministérios. O seu grito de guerra é “viva la libertad, carajo”.
Faturas de Isaltino Morais e da sua equipa mostram consumo maciço de lavagante, sapateira, lagosta, sushi, ostras, leitão, camarão-tigre e presunto pata negra. E tabaco, vinho, saké afrodisíaco, aguardente e Moët & Chandon. Há quem apresente faturas do JNcQuoi e declare vários "almoços de trabalho" à mesma hora em restaurantes diferentes
ONU assinala o Dia Mundial da População, esta terça-feira, com o foco na igualdade de género. "O que as mulheres e as meninas querem, tem importância", sublinha as Nações Unidas.