Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
24 de fevereiro de 2025 às 07:04

Regenerar é o novo sustentável

A sustentabilidade é um conceito mais abrangente, incluindo ambiente, economia e sociedade, para o desenvolvimento social com viabilidade financeira, sem esgotar os recursos naturais, ao passo que a agricultura regenerativa foca-se especificamente nas técnicas que contribuem para a obtenção de um solo equilibrado e fértil.

Regenerar é mais do que uma abordagem sustentável e, embora a agricultura sustentável corresponda a uma exploração dos recursos naturais em respeito pelo meio ambiente, a agricultura regenerativa foca-se na garantia de qualidade dos solos, preservando microorganismos e ecossistemas, num processo de produção que defende a biodiversidade, para garantir o equilíbrio e qualidade dos solos. A sustentabilidade é um conceito mais abrangente, incluindo ambiente, economia e sociedade, para o desenvolvimento social com viabilidade financeira, sem esgotar os recursos naturais, ao passo que a agricultura regenerativa foca-se especificamente nas técnicas que contribuem para a obtenção de um solo equilibrado e fértil. Por isso, regenerar será o novo sustentável porque apesar das boas intenções, a aplicação da sustentabilidade não tem tido os efeitos necessários, quer na sociedade quer nas práticas agrícolas, diminuindo os efeitos do modelo intensivo e industrializado que ainda domina, que degrada os solos e os recursos naturais, poluindo sem possibilidade de recuperação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.