As cidades-parque-temático
Uma antiga expressão diz que a melhor forma de destruir uma cidade é bombardeá-la ou então congelar as rendas.
Uma antiga expressão diz que a melhor forma de destruir uma cidade é bombardeá-la ou então congelar as rendas.
É preciso promover a literacia digital, de forma a capacitar os jovens para a utilização destes dispositivos e os seus conteúdos e terem sobre eles uma capacidade crítica. Afinal, é o que fazemos com os smartphones o que pode ser problemático.
Francisco escreveu esta mensagem dirigida ao Movimento pela Vida, uma organização cujo objetivo é "defender a vida humana desde a conceção até à morte natural".
As taxas de mortalidade diminuíram em 29 países com um índice de desenvolvimento humano muito elevado.
Nos últimos 10 anos, o número de mulheres no Vaticano tem aumentado - até em cargos importantes. Simona Brambilla é a mais recente. Mas ainda não há espaço para a ordenação como padres.
"Penso sobretudo em quem deixa Gaza no meio da fome que atingiu os irmãos palestinianos perante a dificuldade de fazer chegar comida e ajuda ao seu território", escreve Francisco.
Metade (455 milhões) estão em países em guerra ou em paz frágil, indica um relatório.
É fundamental otimizar a sua comunicação porque quando abrir a boca vai dizer ao mundo quem é.
Para ultrapassar as situações de excesso de proteção por existência de "medo" e "perigos", os adultos deverão educar-se pela tomada de consciência dos seus comportamentos demasiadamente intrusivos e dar liberdade de as crianças poderem, por direito próprio, ter acesso a desafios e situações de risco em espaços diversos.
A gestão e apreciação do tempo, tornou-se uma das maiores dificuldades na nossa vida quotidiana em família, no trabalho, na escola e na comunidade. Esta escravização do tempo está a provocar um enorme sedentarismo corporal, mental e relacional.
Brincar às escondidas é uma forma de civilizar o corpo, ganhar consciência da diversidade humana, obter uma consciência de cultura universal, respeito pelos outros independente da sua condição e resolução de problemas e conflitos com os amigos.
A necessidade de irrequietude na vida das crianças, fundamental no seu desenvolvimento, exige que os adultos tenham maturidade, autoridade e empatia suficiente, para permitir ter a necessária compreensão de espera, para que cada uma delas possa progredir sem pressas e sobressaltos.
As diferenças de género em brincadeiras e jogos na infância são uma realidade em todos os contextos. Rapazes e raparigas devem ser respeitados em função dessas tendências ancestrais (rituais de passagem) e de utilização regular (informal e formal) no processo do seu desenvolvimento.
Todos os estudos demonstram que os benefícios de uma criança praticar desporto são muito significativos: capacidade de liderança, prazer ocasionado pela prática, autoestima, autoconfiança, autorregulação emocional, sentido de cooperação, capacidade de aprendizagens motoras mais complexas e da socialização em pares.
Eis a lição de Salgueiro Maia para governantes, líderes e demais cidadãos portugueses: visão, vocação e vitória.
Sempre foi nossa convicção, que as grandes conquistas da humanidade se iniciam na infância e perduram durante toda a nossa existência, como garantia de adaptação, resiliência e sucesso, nos confrontos que nos são colocados ao longo da vida.