Sábado – Pense por si

Carlos Neto
Carlos Neto Professor Catedrático (Aposentado e Jubilado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa - FMH-UL)
02 de agosto de 2024 às 07:00

Mobilidade e gestão do tempo de adultos e crianças

A gestão e apreciação do tempo, tornou-se uma das maiores dificuldades na nossa vida quotidiana em família, no trabalho, na escola e na comunidade. Esta escravização do tempo está a provocar um enorme sedentarismo corporal, mental e relacional.

Os corpos estão cada vez a viver mais separados, sem contato físico e mais conectados com a solidão, numa existência desnaturalizada fisicamente e relacional. Assistimos de forma progressiva a uma digitalização da existência humana (não temos tempo para perder tempo com os outros) numa espécie de industrialização e consumo da nossa intimidade. Nunca foi tão importante ter tempo e espaço para olhar para dentro e ficar atento e desperto para o que se passa fora.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres