Sábado – Pense por si

Isto é o Bangladesh

Os portugueses chegaram em 1580. Hoje, o país tem um PIB per capita que é uma fração do português e só esteano 7,8 milhões de bengalis terão emigrado.
Alfredo Leite

Os portugueses chegaram em 1580. Hoje, o país tem um PIB per capita que é uma fração do português e só esteano 7,8 milhões de bengalis terão emigrado.

Alfredo Leite
Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Se a diabolização étnico-religiosa por meio de placard estivesse em voga no século XVI, talvez os primeiros comerciantes portugueses que chegaram, em 1518, ao que é hoje o Bangladesh, tivessem dificuldade em instalar um posto comercial em Chittagong e, uns anos depois, ali erguer a primeira igreja dedicada a São João Batista. Naquele tempo, os precursores daquilo que Luís Montenegro apelida, no século XXI, de “raça lusitana”, não ultrapassavam as duas mil e quinhentas almas. Um número irrisório entre a numerosa população nativa que, ainda assim, justificou a deslocação para o território dos missionários jesuítas Francisco Fernandes e Domingos de Sousa com o objetivo de espalhar a fé católica com a anuência do tolerante Akbar, o Grande. A condescendência do imperador mogol foi tanta que, a seguir, chegaram os dominicanos e, no início do século XVII desembarcaram os franciscanos e a depois os frades da ordem de Santo Agostinho. Os budistas arakaneses terão achado um exagero a invasão de tanta gente de bem e partiram para a violência: num ataque de fúria pouco comum entre os seguidores de Sidarta Gautama, saquearam e incendiaram a igreja de São João Batista. Usaram o cálice sagrado do templo como escarradeira e, pior ainda, torturaram o padre Francisco e decapitaram 14 portugueses.

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.