Sábado – Pense por si

Carlos Neto
Carlos Neto Professor Catedrático (Aposentado e Jubilado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa - FMH-UL)
12 de julho de 2024 às 07:00

Criança irrequieta ou adulto inquieto?

A necessidade de irrequietude na vida das crianças, fundamental no seu desenvolvimento, exige que os adultos tenham maturidade, autoridade e empatia suficiente, para permitir ter a necessária compreensão de espera, para que cada uma delas possa progredir sem pressas e sobressaltos.

Brincar e ser ativo é a forma mais natural da criança se expressar com muitos benefícios para o seu desenvolvimento. É um comportamento que não pode e não deve ser negligenciado. Necessitam principalmente de o fazer durante a infância. Se tal não acontecer, esse tempo perdido é irrecuperável e poderá apresentar diversos problemas em fases posteriores da sua existência. Mexer-se, ser irrequieto, agitar-se, despender energia e ter necessidade de explorar o seu corpo e o que a rodeia faz parte da sua essência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.