Sábado – Pense por si

Isaltino Morais vai votar em Seguro: "Em Ventura? Nunca!"

Isaltino Morais vai votar em Seguro: "Ventura? Nunca!"

"Entre um candidato da continuidade democrática que é António José Seguro e um populista radical que quer destruir a democracia e que quer fazer uma 4.ª República, como ele diz, é óbvio que não tenho alternativa", disse o presidente da Câmara de Oeiras, no NOW.

O Canto das Políticas

Porque votar importa e, desta vez, em Seguro

A abstenção atual não nasce da ignorância e indecisão, mas da desilusão e elevada exigência diária, incluindo a leitura e reflexão. A abstenção não corrige o sistema, torna-o mais pobre. Menor participação fragiliza a legitimidade democrática e amplifica, pelo fenómeno da dispersão de votos, os extremos, amiúde fortemente organizados e hierarquizados.

Não se ganha só a defender

A UE alarga o seu arco de proteção e passa do alerta à proatividade. O Escudo Europeu da Democracia engloba a resiliência democrática como um dos elementos da Defesa contra a ameaça russa. Da Ilha Terceira, Açores, percebe-se a importância de mantermos firmes os pontos estratégicos que construíram uma arquitetura de segurança em risco de ruir. Nunca como hoje, o transatlantismo deve ser encorajado.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana