Sábado – Pense por si

Tocar um instrumento pode ajudar a protegê-lo contra a demência

Tocar um instrumento pode ajudar a protegê-lo contra a demência

Um estudo publicado na PLOS Biology, realizado por investigadores da Academia Chinesa de Ciências, sugere que há hábitos, como o treino musical, que contribuem para uma reserva cognitiva e cerebral, ou seja, que ajudam a proteger contra perdas decorrentes da velhice.

Diogo Barreto

Morreu Brian Wilson, a alma dos Beach Boys

O músico de 82 anos sofria de demência. Foi pioneiro na canção pop da segunda metade do século XX e um dos compositores de maior sucesso do seu tempo.

Susana Lúcio

O poder dos medicamentos para emagrecer

Eliminam a sensação de fome e estão a revolucionar o tratamento da obesidade e de outras doenças crónicas provocadas pelo excesso de peso. Apesar de ter sido o primeiro país da Europa a declarar a patologia como uma doença crónica, Portugal ainda não comparticipa estes fármacos. Um erro e uma injustiça, defendem os especialistas.

A Lagartixa e o jacaré

A campanha dos silêncios

Dois dos principais candidatos aparecem junto da concentração dos seus apoiantes de mota e não é uma mota qualquer, é uma mota de marca, e vestidos a preceito de motards, coisa que nenhum é. Outro candidato faz-se filmar a tomar banho em tronco nu, ou joga voleibol na praia. Nenhuma mulher faria algo de semelhante.

Lucília Galha

Travar o envelhecimento - os últimos avanços da ciência

Pode até não existir um elixir da juventude, mas é possível ganhar mais umas décadas de vida. A ciência está a estudar moléculas que rejuvenescem as células e transfusões de sangue entre novos e velhos, mas o que está mesmo ao seu alcance são os hábitos. O melhor antiaging é o exercício – embora não baste correr – e ficar sempre com alguma fome.

Rita Rato Nunes

Atenção, estas burlas estão em todo o lado e querem apanhá-lo

Há redes nacionais e internacionais de crime organizado que criam mensagens de telemóvel, emails e perfis falsos nas redes sociais com o intuito de enganá-lo e fazê-lo divulgar os seus dados pessoais, códigos bancários ou fazer pagamentos e investimentos em produtos inexistentes. Deixar o mundo digital não é opção, mas há formas de reconhecer o perigo e reduzir o risco de cair num engodo. A SÁBADO conta-lhe a história de seis vítimas e os conselhos de seis especialistas em cibersegurança.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)