Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
11 de novembro de 2025 às 23:00

Atrasar a demência

Os casos de demência deverão triplicar até 2050. Mas é possível prevenir muitos casos. E com coisas simples. Afinal, conversar com os amigos gera mais neurónios do que fazer Sudokus.

Neste trabalho sobre demência e sobre Alzheimer, que é das áreas mais frustrantes em termos de medicina porque há pouquíssima coisa para oferecer a estes doentes, a jornalista Lucília Galha descobriu algo surpreendente. É que, não sendo possível evitar de todo a doença, é possível prevenir ou adiar o aparecimento de metade dos casos. E basta fazer algumas alterações no estilo de vida. Coisas simples como sair com os amigos, ter um propósito (que pode ser simplesmente ir buscar os netos à escola) ou arranjar uma atividade que dê gozo fazer. Ainda assim, registe-se que há pela primeira vez dois medicamentos que atrasam um pouco a progressão. Não é espetacular, mas é um primeiro passo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana