Sábado – Pense por si

Dácio com a mulher inglesa, Kitty, e o filho Roger, em 1970
João Pedro George

Dácio, o Barão Vermelho - 1ª parte

Há 30 anos, matou a mulher e o filho e suicidou-se, em Lisboa. Traçamos aqui a história do antigo alfarrabista, amigo de figuras como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco, e que teve uma segunda família em Londres.

Relatório Minoritário

Crónica para todos os desgostos

Escrevo numa altura em que nada está decidido, e tudo continua em jogo. Ainda se vota, existem 203 incidentes pré-eleitorais (promovidos pelos dois partidos) e 82 milhões de votos postais de ausentes, ou antecipados, e ainda sufrágio presencial também precoce. Mas não há violência. Por agora

Susana Lúcio

O motim sangrento por um padre que matou duas mulheres

Durante cinco dias, a população de Lourosa impediu a saída de Damião Bastos. Irritada com a resistência popular, a Igreja pediu intervenção e o Estado Novo ordenou à GNR que disparasse para matar sobre a população. Morreram duas mulheres.

Tiago Carrasco

Entre reis e lobos: o império hoteleiro de Alexandre, o Grande do Buçaco

Alexandre de Almeida começou na loja dos pais, no Luso, e transformou-se no primeiro industrial do setor português. Conviveu com estrelas de cinema e imperadores, trouxe a primeira máquina de café para a região e travou guerras com Salazar. Contra crises e tragédias, a família quer agora ganhar o concurso público do Palácio Hotel do Bussaco – para prosseguir o seu legado.

3
Filipa Vaz Teixeira

Reid’s Palace: elegância e história na Madeira

Séculos de história inundam os corredores do hotel inaugurado em 1891, por onde passaram Churchill e Sissi. Fomos conhecê-lo e descobrir o festival gastronómico ali criado.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h