Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Manuel Marques: “O humor foi uma forma de combater o bullying. Era o mais baixinho do liceu”

Na escola, em Setúbal, desarmou os bullies pelas piadas. Nos tempos de faculdade, mudou-se para um T1 comprado pelos pais, na Graça, em Lisboa, onde fez remodelações sistemáticas – até afagou o chão. Desistiu do Design para ser ator e, entre os alvos das imitações, tem em Mário Centeno um fã. Reparte as atenções pelas filhas (Inês, de 18 anos, e Elisa, de 9), pela companheira (a atriz Beatriz Barosa), pelas viagens, pelas obras e pelos Legos.

12
Rita Bertrand

12 espetáculos para ver em família

Os contos de fadas, musicais, dominam a oferta natalícia para os miúdos – e até há repetidos, com e sem patins. Os heróis, esses, vêm do cinema e da televisão – do Shrek ao Panda.

Margarida Gaidão com Ana Bela Ferreira

Profissionais negros na televisão portuguesa? Existem, mas ainda são poucos

Investigadora fez, em 2017, um levantamento e estudo do número de profissionais negros nas televisões nacionais e concluiu que a sua escassez não espelha a realidade. Helena Vicente admite que o panorama mudou, mas muito pouco e ainda está distante do que poderia ser.

O moralista

Uma solução: a imortalidade

Se Thiel, Larry Page ou Musk sonham com o aperfeiçoamento genético, a criogenia e a busca da vida eterna em foguetões extrassolares, seremos nós, os de pés assentes na Terra, a decidir se o mundo do dia seguinte à pandemia prefere o equilíbrio ou o delírio

Paisagem doméstica

Curvado outra vez sobre o computador, estendo-me em considerações várias, ricas de anotações políticas, históricas, sociológicas sobre as mulheres e as viúvas dos escritores portugueses, coisas solidamente arquitectadas que tento à força conter dentro dos limites razoáveis.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h