Sábado – Pense por si

caderno de significados

Conversas de xerifado

O Governo tem uma ministra que não sabe o que fazer e um primeiro-ministro às aranhas com o tema, respondendo a um mero impulso político primário de “marcar” Ventura e o Chega. Não tem, portanto, uma política de segurança sólida, credível e eficaz.

Lucília Galha

Dinis, um biólogo com apenas 11 anos

Dinis Rocha não é um miúdo convencional: aquilo de que mais gosta é de explorar a natureza e procurar animais. Criou um canal para mostrar em vídeo as suas aventuras.

Virgilio Martínez e Pía León
Andreia Antunes com Leonor Riso

Central: como é o melhor restaurante do mundo?

Os donos do espaço, Virgilio Martínez e Pía León, oferecem uma variedade de ingredientes que mostram a identidade peruana. Os menus custam entre os 264 e 306 euros.

A importância de dormir bem

O sono é fundamental para melhorar todas as funções do corpo – e a jornalista Lucília Galha, como tinha os filhos doentes, a tossir toda a noite, viveu essa experiência. Outros destaques da edição: é preciso acabar com as palmadas nas crianças; a nova mania de alterar “palavras proibidas” nos livros; e a história da Rainha da Net

Maria Henrique Espada

O fenómeno Milhazes

Vendeu dezenas de milhares de livros – é o campeão nacional de vendas de 2022. Bate recordes de audiências no programa com Nuno Rogeiro. Está em memes, gifs, T-shirts e até azulejos. Pedem-lhe selfies. Disse “c…..o” em direto e foi um sucesso. A vida louca do ex-correspondente em Moscovo foi tomada pela guerra. Até o neto já o mandou ir dormir para a SIC, onde o vê a toda a hora.

Bruno Faria Lopes

O choque nos hospitais que passaram de gestão privada para pública

Transição de gestão feita sem tempo, demoras de meses para contratar pessoas e comprar equipamentos, falta de diálogo. O contraste entre a gestão dos hospitais que eram PPP, de gestão privada, para EPE, gestão pública, ilustra os problemas na Saúde.

Relatório minoritário

Com o tempo, contra o tempo

O invasor e o invadido, na Ucrânia, estudam agora a passagem do tempo, e os efeitos que isso terá na mais cruel guerra europeia desde 1945. Esta semana traz-nos muitas reflexões sobre esse elemento: as horas que correm podem ditar vencedores e vencidos. Não há aqui empates.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30