Sábado – Pense por si

Vanda Marques

Bill Gates: de criança problemática a génio da programação

Nasceu numa família rica, a sentir-se sempre diferente dos outros. Ia enlouquecendo os pais, com a sua rebeldia e espírito contestatário. Diz que hoje teria sido diagnosticado com autismo. Passou uma noite na prisão e centenas de horas a programar. Conheça a autobiografia do fundador do Microsoft.

Nuno Tiago Pinto e Alexandre Azevedo, no Texas

A fronteira militarizada da América

A pequena localidade de Eagle Pass, no Texas, junto à fronteira com o México, foi um dos pontos quentes da crise migratória do fim de 2023, quando milhares de pessoas tentavam atravessar diariamente o rio Grande para entrar ilegalmente no país. O governo estadual respondeu com o envio de milhares de militares, a construção de barreiras no rio, a ocupação de território público e a colocação de milhares de quilómetros de arame farpado para impedir a “invasão” – que hoje não existe e que divide a população.

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira

O que é o Hamas, o que aconteceu em Israel e o que se segue?

Ataque sem precedentes e surpresa colocou o grupo palestiano no centro das atenções. O que levou a este ataque e o que se seguirá no conflito Hamas-Israel, são algumas das questões a que tentamos dar resposta.

Alfredo Leite

O jogo da bola

Os portugueses sabem-no bem. Conquistaram, exploraram e escravizaram aquele pedaço de costa há muitos séculos, onde ergueram o elegante e hoje bem recuperado castelo de São Jorge da Mina.

Cláudia Rosenbusch

Arrábida: o faroeste legal agravou-se

Após reportagem da SÁBADO, os donos da Herdade da Comenda reforçaram as vedações sem licenciamento e ignoraram embargos. Um clube local fez queixa-crime.

Cláudia Rosenbusch

Investigação SÁBADO. As ilegalidades na Herdade da Comenda

Os novos donos da Herdade da Comenda, em Setúbal, já construíram muros nas praias, vedaram caminhos pedestres e corta-fogos e até fecharam uma capela e respetivos acessos. Tudo perante a aparente passividade das autoridades públicas.

O moralista

A criança réptil

O olhar esquivo – quase nunca fita o oponente, embora desenhe no ar uma sentença de morte quando o faz – não é apenas arrogância. É timidez. O puto pobre e tímido foi alvo de bullying, e decidiu aprender judo para se defender.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente