Sábado – Pense por si

Os novos recordes do ouro

Ana Taborda
Ana Taborda 09 de setembro de 2025 às 23:00

Rússia e China substituíram a Europa na corrida ao metal dourado. Em Londres, há filas de semanas para o retirar de cofres subterrâneos - à boleia da incerteza dos mercados.

O número de viaturas blindadas a chegar com aparato aos aeroportos de Londres tem aumentado nos últimos meses. Lá dentro transportam-se valiosas barras de ouro, que instituições financeiras como o JP Morgan Chase e a HSBC já admitiram estar a transferir para Nova Iorque no porão de voos comerciais. Porquê? Primeiro porque temem que os Estados Unidos lancem novas tarifas sobre o ouro, o que torna mais seguro tê-lo do outro lado do Atlântico. Depois, porque passou a haver uma diferença de preço entre o metal que está em Londres e o que se transaciona nos EUA - o segundo vale mais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

Saiba como travar o cansaço

Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.