Isto não vai acabar bem
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.
Tentou três vezes fazer a cruzada em Jerusalém, queria ouvir os relatos dos locais longínquos onde chegaram os portugueses e era um relações públicas do império - enviava cartas a espalhar as conquistas dos portugueses. Conhecido como o rei da pimenta, pôs toda a Europa a sonhar com os produtos exóticos que chegavam a Lisboa.
O amigo de longa data expressara «boa opinião sobre o que lhe prepararam para ver», concluindo Vergílio Ferreira pela amoral bem-aventuraça de quem se alcandora aos cumes em que «a História assimila todos os mortos possíveis e dorme o sono dos justos.»
A vitória de Trump não é apenas um movimento de rotatividade eleitoral entre duas visões políticas dos EUA e do mundo, que há muito definem a centralidade da democracia americana às mãos de republicanos e democratas.
Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.
Disco, funk, soul: Chaka Khan cantou de tudo e iluminou as pistas de dança. Dia 10 dá um concerto em Portugal, no Cool Jazz. Em entrevista, fala dos 50 anos de carreira, dos sucessos e do futuro.
Quando escrevo esta última crónica antes do chamado “dia de reflexão”, contam-se 23 sondagens feitas em 2024. E houve a campanha, e as ideias, e as pessoas, e as palavras, e os confortos, e os desastres. Pode concluir-se algo?
Um apocalipse à antiga, vulgo confronto “esquerda-direita”, é impossível nas próximas legislativas? As famílias em campo são demasiado diversas e, em primeira análise, inconciliáveis. Mas…
O jardim do perfume do rei Luís XIV foi recriado em Versalhes. São mais de mil variedades de plantas que eram usadas pelos perfumistas da aristocracia.
Muita podridão que envolve e destrói o futebol mundial explode no Qatar, apesar de ser puro oportunismo despertar só agora questões que deviam ter sido investigadas, julgadas e punidas quando foram denunciadas por delatores corajosos.
O campo de batalha está a ferro e fogo. Os últimos dados divulgados por organizações de direitos humanos iranianas indicam mais de 230 pessoas mortas, incluindo mais de 30 crianças.
Era hiperativo, sofria de epilepsia e caiu 36 vezes do cavalo. Colecionava amantes – com uma delas trocou mais de 200 cartas – e filhos ilegítimos, mas foi um marido romântico e pai dedicado. Como político, não era agarrado ao poder e escreveu contra a escravatura. Abdicou de dois tronos – o português e o brasileiro –, mas mudou a História para sempre.
A história do moleiro e do seu moinho é contada nas escolas de Direito como metáfora para os Direitos, Liberdades e Garantias, conquistas fundamentais da sociedade moderna, que têm sido postergadas em favor do absolutismo do Ministério Público.
Compras, desporto, teatro, artes plásticas ou concertos – o que lhe apetece fazer este fim de semana?
No ano em que Revolução Liberal do Porto comemora o 200º aniversário, sentamo-nos à conversa com Germano Silva para conhecer as personagens, os factos e as curiosidades de uma das mais importantes épocas da História do país
Presidente da República destaca "uma Constituição escrita na proclamação de direitos dos cidadãos e na separação dos poderes do Estado".