Sábado – Pense por si

"O Porto ainda hoje é uma cidade que tem o espírito do liberalismo"

Filipa Vaz Teixeira 16 de outubro de 2020 às 10:00

No ano em que Revolução Liberal do Porto comemora o 200º aniversário, sentamo-nos à conversa com Germano Silva para conhecer as personagens, os factos e as curiosidades de uma das mais importantes épocas da História do país

Sabia que quando cruza as ruas Sá da Bandeira ou Fernando Tomás está também a cruzar os nomes de duas icónicas figuras do liberalismo português? E que o Campo 24 de Agosto assim foi batizado para relembrar a data da proclamação liberal de 1820? Ou que o Jardim de São Lázaro, vizinho da Biblioteca Municipal e das ilustres sandes de pernil do Guedes, foi mandado construir por D. Pedro IV para homenagear as mulheres do Porto? Ao passear pela cidade tropeçamos, sem dar por ela, nessa época auria da nossa história que, vencido o absolutismo em nome da liberdade, valeu ao Porto o epíteto de cidade Invicta. Germano Silva, que tem as histórias portuenses na ponta da língua e que é generoso a partilhá-las, conta-nos como tudo aconteceu.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.