
Xi e Putin, os limites da aliança
A convergência entre Pequim e Moscovo, para partilha de esferas de influência, cimenta uma aliança precária em que o parceiro chinês é cada vez mais influente à custa da Rússia.
A convergência entre Pequim e Moscovo, para partilha de esferas de influência, cimenta uma aliança precária em que o parceiro chinês é cada vez mais influente à custa da Rússia.
O chefe de Estado francês defendeu que "o caminho para a paz não pode passar pelo abandono da Ucrânia", e que a paz "não pode ser construída a qualquer preço e sob o comando russo, e não pode ser a capitulação da Ucrânia".
O investigador em história militar Pedro Nascimento disse no NOW que a Ucrânia "está a enfrentar um caminho sem saída, num contexto de imposição de decisões externas que poderão alterar a ordem mundial".
O ex-chefe de Estado Maior da Armada publicou um texto no Expresso onde dá a conhecer as suas posições políticas.
Se os líderes mundiais tivessem capacidade de olhar a partir do que realmente somos então talvez aprendessem a saborear as diferenças como colorido da existência humana comum, dando sentido à cerimónia que os uniu em Notre Dame.
Um país fortemente polarizado é chamado a decidir entre duas formas bem diferentes de fazer política e, assim, todo um rumo identitário.
Cinco empresários chineses espalhados pelo País serão membros do Departamento de Trabalho da Frente Unida. O organismo foi identificado num relatório americano como arma encapotada do regime para propaganda e influência junto da diáspora.
Que fique claro, não sou anti-americano; eu apenas gostaria que as instituições da União Europeia e dos seus Estados Membros fossem ocupadas por pessoas que, dotadas de um pensamento e de uma prática política democrática, fossem mais pró-europeias.
Putin asseverou, pela enésima vez, que o domínio do Ocidente está a findar. Segundo o tirano sofomaníaco, a próxima década será decisiva para pôr cobro ao unilateralismo ocidental, na defesa da integridade da Rússia.
Presidente russo sublinhou, no entanto, que em algum momento os EUA e os seus aliados vão ter de falar com a Rússia por causa do conflito com a Ucrânia.
Fez mais de 100 entrevistas para relatar a caça aos comunistas, que matou 1 milhão de pessoas durante a Guerra Fria. O jornalista alerta que esta ideologia ainda existe e que Bolsonaro é um desses exemplos.
Vladimir Putin poderá vir a ser julgado pelas reiteradas violações ao direito internacional. Por cá, continua por julgar a contestação ao despedimento coletivo dos funcionários dos estaleiros navais.
"Aqueles que acreditam ter feito triunfar alguns princípios mostraram que lhes faltam princípios", disse o presidente sérvio, acusado de autoritarismo pela oposição.
"A publicação teve que ser adiada devido à censura", explicou o editor chinês do livro O Despertar da Eurásia - Em busca da Nova Ordem Mundial.
Para Mário Centeno, "reforçar o papel do euro implica garantir um lugar a par das outras moedas dominantes do sistema", mas sem "suplantar o dólar".
Soros considerou que, quando se tornar operacional, "dará a Xi controlo total sobre o povo".