
Nos bastidores do Grupo 1143, de Machado e ex-Chegas
Vários suspeitos do ataque a imigrantes no Porto pertencem ao grupo 1143. Entre as células, estão militantes de partidos que se organizam pelo Telegram.
Vários suspeitos do ataque a imigrantes no Porto pertencem ao grupo 1143. Entre as células, estão militantes de partidos que se organizam pelo Telegram.
A SÁBADO falou com a investigadora Cátia Moreira de Carvalho que alerta para a não existência de "uma definição internacionalmente aceite de crime de ódio". Ainda assim podem ser definidos como "crimes motivados por um preconceito que existe contra um determinado grupo de pessoas".
"O arguido entregou-se voluntariamente" na cadeia de Sintra, garantiu fonte oficial.
Vai começar a cumprir a pena de sete anos e cinco meses de prisão a que foi condenado em 2019.
Depois dos confrontos no jogo Sporting - Casa Pia, clube diz querer manter "a sua intransigência na luta contra o crime e a violência no desporto".
Diogo Ramada Curto revela-se insensível à multiplicidade de esferas e de configurações, à diversidade de actores e de micro-poderes que constituem o campo da luta contra a estigmatização racial, e parece querer centrar a questão numa única dimensão — a matriz político-partidária.
Um caso de infecção, único que seja, que venha comprovadamente do arraial ilegal da IL devia levar os seus responsáveis a responder pelo crime, mas haverá também complacência, porque a coragem em política anda pelas ruas da amargura.
No essencial, a festa do título do Sporting mostra uma completa ausência da noção de Estado e de autoridade política. Todos se procuraram desresponsabilizar e, com isso, deram um deprimente espetáculo de passa-culpas.
"A Juventude Leonina contactou as diversas entidades responsáveis, que aceitaram que o evento se realizasse, apenas pedindo que as regras sanitárias fossem cumpridas. Recomendações essas que fizemos questão de divulgar nas redes sociais e ao longo do decorrer do evento", refere em comunicado divulgado nas redes sociais.
O distanciamento social obrigatório para combater a pandemia de covid-19 não tem sido respeitado, assim como a utilização de máscara em muitas pessoas.
Adeptos da claque do Benfica são acusados de tentativa de homicídio. Ataques entre 2018 e 2020 incluem apedrejamento do autocarro do clube, que provocou ferimentos a Weigl e Zivkovic, agressões a três adeptos do Sporting e ameaças feitas no prédio onde vivia Bruno Lage.
O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano junto ao estádio do Benfica foi condenado a quatro anos de prisão efetiva.
"Admito que possa ser condenado por homicídio por negligência consciente", afirmou o advogado Melo Alves. Alegações finais foram retomadas.
Arguidos, com idades entre os 23 e 33 anos, estão indiciados por um crime de homicídio na forma tentada.
Advogado de Nuno Mendes indica que o chefe da claque do Sporting Juventude Leonina se estava a deslocar para a praia da Fonte da Telha, com um grupo de amigos, quando foi provocado.
Em causa crimes de violência contra adversários, nomeadamente adeptos do Sporting, e tentativa de homicídio.