Sábado – Pense por si

Ataque no Porto. O que são crimes de ódio e como podem ser julgados?

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 06 de maio de 2024 às 20:41

A SÁBADO falou com a investigadora Cátia Moreira de Carvalho que alerta para a não existência de "uma definição internacionalmente aceite de crime de ódio". Ainda assim podem ser definidos como "crimes motivados por um preconceito que existe contra um determinado grupo de pessoas".

No fim de semana foi tornado público um conjunto deagressões a migrantesque ocorreram na madrugada de sexta-feira na cidade do Porto e que levaram cinco das vítimas ao hospital. Ao que parece os seis suspeitos estão ligados a um grupo de extrema-direita.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.