O jeitinho é uma instituição nacional, mesmo em Bruxelas
Costa continua influencer de facto e Centeno quer continuar a ser independente num local mais acima, porque nada nestes preliminares afeta a sua evidentíssima independência
Costa continua influencer de facto e Centeno quer continuar a ser independente num local mais acima, porque nada nestes preliminares afeta a sua evidentíssima independência
Após um mandato à frente do regulador da banca nacional, os banqueiros fazem uma avaliação positiva. Tanto que consideram que será um bom nome para assumir a vice-presidência do Banco Central Europeu.
"O Governo (...) vê sempre com satisfação quando um português pode chegar a um cargo internacional", disse Joaquim Miranda Sarmento sobre a eventual candidatura do ex-governador do BdP à vice-presidência do BCE.
Ex-governador do Banco de Portugal tem sido apontado ao cargo de vice-presidente do BCE.
Reduzir as verbas para exames, medicamentos, pacemakers e transporte de doentes: as ideias do ministério de Ana Paula Martins perante o maior corte desde a troika.
Não há comunicação entre a cúpula do partido e a campanha de Seguro, que carrega na narrativa apartidária. Alegado pacto de Carneiro com Santos Silva pode explicar resistência.
A Polícia Judiciária e o Ministério Público já recolheram elementos sobre as férias no Brasil, em 2024, e outras despesas da empresa familiar. Os primeiros documentos entregues à investigação pelo chefe do Governo só chegaram depois das eleições de maio.
Mário Centeno elogiou os dois nomes que nomeou para o Banco de Portugal na reta final do mandato. Sentado ao lado do atual chefe de gabinete, a quem renovou o contrato, garantiu que a decisão nada teve de inusitado.
O ainda Governador não confirma de forma clara se continuará como consultor do Banco de Portugal mas recorda que essa é uma prática seguida noutros casos de antigos administradores do supervisor financeiro.
A grande mudança de paradigma na política portuguesa, a favor de contas públicas equilibradas, não acabou com maus hábitos recentes, como vemos este ano.
As notícias da morte do jornalismo foram muito exageradas. Estranhamente, vive e até se recomenda.
Uma coisa é certa: só Mário Centeno pode salvar a direita dela própria, agora que tem os dias livres para também "ponderar" uma candidatura.
Questionada sobre o investimento na nova sede do BdP, Mariana Leitão disse que se fala num investimento avultado e um processo que já estava em curso, defendendo que é necessário que seja feita "uma avaliação mais criteriosa e muito detalhada a este processo".
Centeno diz que o BdP esteve desde finais de 2023, "um ano e meio", a trabalhar no projeto, num trabalho que envolveu "largas dezenas de pessoas".
Negando estar desiludido com a não-recondução, Centeno afirmou que estava a desempenhar um serviço público que procurou cumprir "da forma o mais competente que soube".
Paulo Moutinho, editor executivo do Negócios, comenta a escolha de Álvaro Santos Pereira pelo Governo para suceder a Mário Centeno no cargo de governador do Banco de Portugal.