Sábado – Pense por si

Trump recua sempre e depois declara vitória

Mas, afinal, Trump quer tarifas ou não quer tarifas? O Presidente dos EUA ameaça esmagar a China com taxas alfandegárias e diz que isso é "tornar a América grande outra vez". O Presidente dos EUA encontra-se com o homólogo chinês, recua gloriosamente nas tarifas ao rival e declara enorme vitória. Aconteça o que acontecer, Trump autointitula-se vencedor do que ocorre. Porquê? Porque pode.

Charlie Kirk, figura conservadora com milhões de seguidores nas redes sociais
Alexandre R. Malhado

A ascensão dos propagandistas

Não se regem pelas regras do jornalismo, mas (des)informam multidões que os acompanham reli giosamente pelas redes — e começam a competir com os media tradicionais.

Uma tragédia para a Democracia

Os EUA baixaram de 76% para 45% nas visões positivas que o resto do mundo tem sobre o país de Trump. Mais de quatro quintos dos países têm opinião negativa sobre os Estados Unidos de hoje (Índice de Perceção da Democracia). A “estratégia do caos” está a causar danos ainda mais rápidos do que muitos previram.

3
Gonçalo Correia

"Branca de Neve" e um molho de brócolos

Os conservadores dizem que é woke, há quem fale em reacionarismo: talvez nada nos diga tanto sobre o mundo de hoje quanto as reações à nova versão de Branca de Neve (nos cinemas esta 5.ª, 20).

Germano Almeida, em Washington DC

Isto não devia ser a América. Mas é

Viragem para dentro, aversão ao apoio à Ucrânia, impostos mais baixos, Biden “pôs a América no declínio”. Para os apoiantes de Trump, o regresso de Donald levará “à nova era dourada americana”: sem imigrantes ilegais, sem wokismo e com muita adesão às narrativas falsas do seu herói.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente