Governo israelita mantém recusa de jornalistas estrangeiros na Faixa de Gaza
Os jornalistas estrangeiros têm sido impedidos de entrar livremente na Faixa de Gaza desde outubro de 2023.
Os jornalistas estrangeiros têm sido impedidos de entrar livremente na Faixa de Gaza desde outubro de 2023.
Desde a ficção aos ensaios e memórias, o arranque do ano está recheado de novidades.
Ao longo do ano, multiplicaram-se ataques mortais contra alvos judaicos em cidades ocidentais, da Austrália aos Estados Unidos, passando pela Europa. Diferem nos detalhes, mas convergem num ponto essencial: a motivação anti-semita. Como explicar o regresso destes pogroms?
Polícia italiana acredita que mais de 71% das doações que um grupo arrecadou serviu para financiar o braço militar do Hamas e apoiar as famílias de homens-bomba e detidos por terrorismo.
O massacre em Bondi, Austrália, foi o culminar de uma série de ataques antissemitas a nível global. Chegou-se a um nível de ódio e violência como "não se via desde a II Guerra Mundial", diz Vasco Weinberg
A decisão incluiu a legalização retroativa de alguns postos avançados ou bairros de colonatos já existentes bem como a criação de novos em terrenos de onde os palestinianos foram evacuados.
A violência na Cisjordânia intensificou-se desde o ataque do Hamas em Israel, em 7 de outubro de 2023.
Estas medidas estão previstas na segunda fase do plano do presidente dos EUA, Donald Trump para pôr fim à guerra, desencadeada pelo ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023.
Guerra dura há mais de dois anos e paesar de um cessar-fogo, o número de mortos continua a subir.
O estado de emergência está em vigor desde os ataques do movimento islamita Hamas de 7 de outubro de 2023.
Os generais demitidos não conseguiram impedir o ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023.
Ministério de Saúde de Gaza registou 300 mortes desde que o acordo de paz entrou em vigor, uma média de mais de sete por dia.
A Autoridade Palestiniana anunciou que os responsáveis pelo atentado que causou uma vítima mortal e três feridos na Cisjordânia são dois jovens com 18 anos.
O Comité Público Contra a Tortura em Israel relatou o caso de dois civis que nunca chegaram a ser acusados de qualquer crime.
Desde o cessar-fogo de 10 de outubro que o Hamas devolveu 23 corpos de reféns capturados no ataque de 7 de outubro de 2023, além de todos os que ainda se encontravam vivos.
Rom Braslavski foi raptado a 7 de outubro de 2023 e libertado dois anos depois