Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
29 de dezembro de 2025 às 23:00

Lições de história

Ao longo do ano, multiplicaram-se ataques mortais contra alvos judaicos em cidades ocidentais, da Austrália aos Estados Unidos, passando pela Europa. Diferem nos detalhes, mas convergem num ponto essencial: a motivação anti-semita. Como explicar o regresso destes pogroms?

OLHO PARA O ANO QUE TERMINA e não tenho dúvidas quanto ao fenómeno que mais o marcou: o regresso do anti-semitismo letal, que mata judeus por serem judeus. Atenção aos termos. Não falamos de “sionistas”, de apoiantes de Benjamin Netanyahu ou de críticos da causa palestiniana. Falamos de judeus – cidadãos de vários países, muitos dos quais nunca estiveram em Israel ou nada sabem das minúcias da guerra em Gaza.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana