Sábado – Pense por si

Guerra na Faixa de Gaza ja matou mais de 70 mil palestinianos

Lusa 17:20
As mais lidas

Guerra dura há mais de dois anos e paesar de um cessar-fogo, o número de mortos continua a subir.

As autoridades de saúde da Faixa de Gaza adiantaram este sábado que mais de 70 mil palestinianos, na maioria civis, foram mortos na guerra entre Israel e o Hamas, iniciada em 7 de outubro de 2023, pelas tropas israelitas.

Edifícios destruídos em Gaza após ataque israelita
Edifícios destruídos em Gaza após ataque israelita AP Photo/Jehad Alshrafi

Em comunicado, o Ministério da Saúde de Gaza, liderado pelo movimento islamita palestiniano Hamas, referiu que o número de mortos na região se cifra, atualmente, nos 70.100, sendo que 354 pessoas foram mortas a tiro por israelitas desde o início do cessar-fogo, a 10 de outubro.

As duas partes têm feito acusações de violação do cessar-fogo, negociado pelos Estados Unidos.

O Ministério da Saúde ressalvou ainda que, nas últimas 48 horas, foram encontrados dois corpos, um deles sob os escombros. Ambos foram transportados para os hospitais de Gaza.

A guerra em Gaza foi desencadeada pelos ataques a Israel, liderados pelo Hamas, em 7 de outubro de 2023, que causaram cerca de 1.200 mortos e 251 reféns.

A retaliação de Israel provocou, além dos mais de 70 mil mortos, cerca de 170.000 feridos, a maioria civis, de acordo com os dados do Ministério da Saúde de Gaza, que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera credíveis.