Sábado – Pense por si

Novidades literárias para o arranque de 2026

Desde a ficção aos ensaios e memórias, o arranque do ano está recheado de novidades.

Capa da Sábado Edição 29 de dezembro a 4 de janeiro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 29 de dezembro a 4 de janeiro
Novidades literárias para o arranque de 2026
Diogo Barreto 01 de janeiro de 2026 às 10:00
Livros
Livros DR

O movimento é cíclico: depois das semanas em que se analisam as melhores leituras de um ano, começam as promessas de quantos livros se vão ler nos próximos doze meses e que autores irão ocupar as mesas de cabeceira durante os 365 dias que irá durar o ano.

E se 2025 foi marcado em muito pelos livros de não-ficção (desde biografias políticas a livros históricos e os já costumeiros livros de autoajuda) e pela ficção proposta pelo TikTok, 2026 não parece que vá ser muito diferente.

A Segunda Volta – 1986, as eleições que mudaram o país, de João Reis Alves, será editado pela Contraponto já no início de janeiro, ainda antes da primeira volta das Presidenciais de 18 de janeiro. É um livro sobre as mais renhidas eleições presidenciais em Portugal e sai a tempo de ser lido antes da segunda volta marcada para fevereiro.

A Guerra & Paz também começa o ano novo com não-ficção, desta vez sobre um tema bastante actual: a autobiografia de Eli Sharabi, um dos reféns israelitas que viveu 491 dias nos túneis de Gaza sob o cativeiro do Hamas após o ataque de 7 de outubro de 2023.

Ainda no campo dos relatos autobiográficos vai ser publicado entre nós o livro de memórias o ex-rei espanhol, Juan Carlos, onde este conta histórias da sua infância, do seu reinado que acompanhou a transição espanhola para a democracia e até sobre as maiores polémicas que atravessou ao longo das décadas em que liderou a Espanha. Será editado pela Planeta.

No campo da ficção, a Elsinore vai publicar o Tango de Satanás do mais recente Prémio Nobel, o escritor Lásló Krasnahorkai. É o livro de estreia de Krasnahorkai e já havia sido publicado anteriormente pela Antígona.

O grupo Penguin Random House Portugal vai lançar, em janeiro de 2026, os primeiros títulos publicados no país sob a chancela Penguin, passando assim a contar com um catálogo nacional associado diretamente ao nome da casa-mãe. A editora editora vai reunir obras de ficção e não ficção, nacionais e internacionais.

Entre os autores já confirmados para o novo catálogo, contam-se nomes como A.C. Grayling, Anne Tyler, Carlo Rovelli, Dan Jones, Elizabeth Gilbert, Emma Holten, Filipa Fonseca Silva, Gabor Maté, Jason Stanley, Katherine Pangonis, Kiran Desai, Maria Francisca Gama, Mafalda Santos e Pedro Vieira, a que se juntarão "muitos outros, incluindo novas vozes que se estreiam sob esta chancela".

Já a Relógio d'Água vai lançar o romance "Eurotrash", de Christian Kracht, nomeado para o Prémio Booker Internacional 2025, e publicar títulos como "Embaixada a Calígula", de Agustina Bessa-Luís, com prefácio de Guilherme d'Oliveira Martins, e "Ciência Pop", de Carlos Fiolhais e João M. Santos. Logo em janeiro chegarão ainda "American Foreign Policy and Palestine", de Hannah Arendt, bem como "Ensaios" e "As Confissões de Felix Krull", de Thomas Mann.

O terceiro volume da saga "A Estrela da Manhã", de Karl Ove Knausgård, sob o título "O Terceiro Reino", "The Fall of Hyperion", de Dan Simmons, "Franny e Zooey", de J. D. Salinger, "The Favourite Game", de Leonard Cohen, e "As Alegres Comadres de Windsor", de William Shakespeare, no âmbito do projeto Shakespeare, são outros destaques da editora para esse mês.

O planeamento de abril inclui "Empire of AI: Dreams and Nightmares in Sam Altman's Open AI", de Karen Hao, "Submundo", de Don DeLillo, "Henrique VI, Parte I", de William Shakespeare, também do projeto Shakespeare, e a reedição de "Longos Dias Têm Cem Anos. Presença de Vieira da Silva", de Agustina Bessa-Luís, obra há muito esgotada, originalmente publicada em 1982, na coleção Arte e Artistas da Imprensa Nacional, mais tarde pela Guimarães Editores.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)