O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP não revelou se os três detidos, entre os quais os líderes do partido Ergue-te, Rui Fonseca e Castro, e do grupo de extrema-direita 1143, Mário Machado, foram já libertados.
As três pessoas detidas no sábado em Lisboa, emconfrontos entre membros de gruposde extrema-direita e manifestantes antifascistas, vão ser notificadas para se apresentarem na segunda-feira no Campus de Justiça, revelou a Polícia de Segurança Pública (PSP).
A carregar o vídeo ...
As imagens de Rui Fonseca e Castro do Ergue-te a ser levado à força pela polícia
"Depois de cumpridos os formalismos legais das detenções, os sujeitos detidos serão notificados para se apresentarem voluntariamente junto da Autoridade Judiciária competente, pelas 10h da próxima segunda-feira, no Campus da Justiça, em Lisboa", referiu a PSP, em comunicado.
Contactado pela agência Lusa, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP não revelou se os três detidos, entre os quais os líderes do partido Ergue-te, Rui Fonseca e Castro, e do grupo de extrema-direita 1143, Mário Machado, foram já libertados.
As detenções, justificadas pela PSP por desobediência, resistência, coação e ameaça a órgãos de comunicação social, aconteceram na sequência de confrontos ocorridos no Largo de São Domingos, após uma concentração de apoiantes da extrema-direita não autorizada.
Nos confrontos foram ainda identificados "um suspeito da prática de ofensas à integridade física", e quatro pessoas "por suspeita de envolvimento nos distúrbios" e que integravam a manifestação promovida e não autorizada no Largo de São Domingos.
"Lamentavelmente, dois polícias ficaram feridos, um com um ferimento no nariz e outro ferido na mão", detalhou a PSP.
Num balanço anterior, sobre a operação policial de hoje associada ao 25 de Abril em Lisboa, o comandante da 1.ª Divisão Policial do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, Iúri Rodrigues, tinha indicado aos jornalistas que estava a analisar "as imagens que foram recolhidas pelos órgãos de comunicação social para tentar identificar mais indivíduos que estiveram envolvidos nas agressões".
Questionado se houve registo de cidadãos feridos, além dos dois polícias, Iúri Rodrigues disse que a PSP tem a indicação de "uma pessoa que foi identificada como vítima e que se deslocou à esquadra para apresentar a queixa".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.