Sábado – Pense por si

A nova era Trump: é a geoeconomia, estúpido

Vasco Rato
Vasco Rato 15 de janeiro de 2025 às 23:00

Não, o Canadá não será anexado, mas a integração da sua economia com a dos Estados Unidos é uma fatalidade. O mundo mudou e o 47º Presidente americano toma posse dia 20 e trará uma resposta, a sua, aos escombros da velha ordem liberal “assente em regras”. Com os líderes europeus a revelarem-se impotentes para responder ao “novo normal”.

A agenda política de Donald Trump não faz sentido quando examinada a partir dos padrões tradicionais. Tem de ser entendida como uma resposta – porventura indeterminada e contraditória – às realidades impostas pela nova correlação de forças a emergir dos escombros da ordem liberal “assente em regras” que balizou a atuação de Washington (e de Bruxelas) nas décadas mais recentes. Trump não é a causa da crise internacional, espelha-a. Com efeito, desde que entrou em campanha em 2016, não escondeu que preconiza uma revolução geopolítica. Não obstante a clareza do propósito, numa Europa estrategicamente paralisada, poucos se prepararam para este novo mundo que coloca Trump numa inexorável rota de colisão com as elites europeias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.