Sábado – Pense por si

Como ganhar dinheiro em 2025

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 25 de dezembro de 2024 às 23:00

A queda esperada nos juros é uma boa notícia para a gestão dos créditos e má para as poupanças. Saiba quais são as opções que protegem o seu dinheiro da inflação, conheça os fundos que renderam dois dígitos nos últimos anos e perceba onde poupar muito em dívidas e gastos correntes.

Fala-se pouco de um recorde neste ano que termina: em 2024 o rendimento disponível das famílias cresceu a um nível histórico (7%), atrás da queda dos juros, das reduções de impostos e retenções na fonte, dos aumentos salariais atrás da inflação e dos juros dos depósitos e rendas. A distribuição deste alívio não foi igual para todos – as classes média-alta e alta aproveitaram mais –, mas beneficiou todos. Em 2025, o cenário tem mais riscos à partida mas, também, uma promessa de alívio adicional nas taxas de juro para quem tem dívidas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.