
Taxa Euribor desce a três e a 12 meses e sobe a seis meses
Com as alterações desta sexta-feira, a taxa a três meses permaneceu abaixo das taxas a seis e a 12 meses,
Com as alterações desta sexta-feira, a taxa a três meses permaneceu abaixo das taxas a seis e a 12 meses,
Comprar bem e barato tornou-se uma utopia nos maiores centros urbanos. O mapa de pesquisa alarga-se agora a um raio de 55 km. Abrangidos pelos incentivos fiscais, jovens adquirem imóveis abaixo dos 300 mil euros. Seniores avançam para as trocas. Saiba como.
Com as alterações de hoje, a taxa a três meses, que avançou para 2,041%, manteve-se abaixo das taxas a seis (2,087%) e a 12 meses (2,114%).
Com as alterações de hoje, a taxa a três meses, que avançou para 1,961%, manteve-se abaixo das taxas a seis (2,051%) e a 12 meses (2,070%).
A melhor notícia face há 21 anos: a economia está muito mais equilibrada e resiliente. A pior: os preços de algumas coisas cruciais subiram muito mais do que os salários.
Em 17 de abril, na última reunião de política monetária, o Banco Central Europeu (BCE) desceu a taxa diretora em um quarto de ponto para 2,25%, como antecipado pelos mercados. A descida foi a sétima desde que o BCE iniciou este ciclo de cortes em junho de 2024.
Anunciou que ia divulgar no site da campanha “toda a informação”, mas faltam documentos e há questões em aberto sobre spreads dos créditos da CGD quando era governante e as doações dos pais. Em resposta à SÁBADO, esclarece algumas dúvidas.
Dados do Banco de Portugal referentes a fevereiro indicam que a Euribor a seis meses representava 37,52% do 'stock' de empréstimos para a habitação própria permanente com taxa variável. Os mesmos dados indicam que as Euribor a 12 e a três meses representavam 32,50% e 25,72%, respetivamente.
Dois amigos, clientes maltratados pela banca, falam sobre a miséria dos juros nos depósitos. Um deles, mais conservador, procura consolo, mas não o encontra.
A descida da prestação mensal para os contratos que renovam em abril é mais acentuada nos créditos a 12 meses e ligeiramente inferior nos empréstimos com indexante a seis e três meses.
Com as alterações de hoje, a taxa a três meses, que baixou para 2,367%, ficou abaixo da taxa a seis meses (2,399%) e acima da taxa a 12 meses (2,366%).
Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.
O processo pode ser desgastante, mas se seguir estes passos é provável que corra tudo bem – e rapidamente. As recomendações de consultores, arquitetos e peritos em finanças pessoais consultados pela SÁBADO.
A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável, subiu para 2,685%, mais 0,030 pontos do que na segunda-feira
Em 2025 haverá alívios no preço do dinheiro (os juros), de alguns alimentos (o azeite à cabeça) e da eletricidade. A maioria das variações serão, contudo, aumentos: no preços de outros alimentos (pão, leite, carne), das casas (compra e rendas), dos carros a combustão e das portagens, dos seguros. A inflação esperada de 2,1% traduz uma desaceleração do agravamento do custo de vida, que continuará alto.