Crédito para a casa dá maior salto desde 2005
O montante total dos empréstimos à habitação aumentou em todos os meses de 2025 graças ao alívio da Euribor e às medidas de incentivo à compra da primeira casa por jovens.
O montante total dos empréstimos à habitação aumentou em todos os meses de 2025 graças ao alívio da Euribor e às medidas de incentivo à compra da primeira casa por jovens.
"Olhe para o contrato de crédito como olha para o contrato das telecomunicações". É este o conselho do economista da Deco Nuno Rico no que toca aos empréstimos para a casa. A fase atual é a ideal para renegociar e a maioria dos bancos aceita fazê-lo, sob pena de perder um cliente para a concorrência.
A entrada de capital nos certificados de aforro mais do que compensa a saída nos certificados do Tesouro. No conjunto dos dois produtos de poupança do Estado, o saldo está em 47.930,53 milhões de euros.
A longo prazo, os Certificados de Aforro são melhores contra a inflação do que os depósitos, mas sem assumir mais risco não verá a sua poupança crescer. No imobiliário há uma mudança em curso para quem investe e três medidas que geram ganhos para quem tem casa. E ajudamos a identificar uma dezena de ângulos mortos nas suas finanças.
Preço da carne, tabaco, combustíveis e bilhetes de transportes ficarão mais caros. Em contrapartida, aumenta o salário mínimo, as pensões e o subsídio de desemprego.
A entrada de capital nos certificados de aforro continua a mais do que compensar a saída nos certificados do Tesouro. No conjunto dos dois produtos de poupança do Estado, o saldo está em 47.713,66 milhões de euros.
As Euribor a 12 e a três meses representam 31,75% e 25,25% do stock de empréstimos para a habitação própria, respetivamente.
Segundo dados revelados esta sexta-feira.
A mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação com taxa variável está nos 2,124%
A taxa a três meses, que recuou para 2,050%, permaneceu abaixo das taxas a seis (2,127%) e a 12 meses (2,186%).
O Novo Banco viu a margem financeira encolher 6,5% para 829 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.
A prestação média fixou-se em 393 euros, um euro menos que no mês anterior. Pela primeira vez desde maio de 2023, os juros representam menos de 50% da prestação mensal.
Taxa a três meses para 2,017% e permaneceu abaixo das taxas a seis (2,079%) e a 12 meses (2,204%).
Com as alterações desta sexta-feira, a taxa a três meses permaneceu abaixo das taxas a seis e a 12 meses,
Comprar bem e barato tornou-se uma utopia nos maiores centros urbanos. O mapa de pesquisa alarga-se agora a um raio de 55 km. Abrangidos pelos incentivos fiscais, jovens adquirem imóveis abaixo dos 300 mil euros. Seniores avançam para as trocas. Saiba como.