Sábado – Pense por si

Votos dos emigrantes portugueses começam hoje a ser contados

Lusa 27 de maio de 2025 às 07:20
As mais lidas

Estes votos decidirão se é o PS ou o Chega a ficar em segundo lugar nestas eleições.

Os votos dos emigrantes portugueses, que decidirão qual o segundo partido mais votado nas últimas legislativas em Portugal, começam hoje a ser contabilizados em Lisboa, estando marcado o seu apuramento final para quarta-feira.

ESTELA SILVA/LUSA

A operação de contagem dos votos por via postal arranca às 09:00 e decorrerá nas instalações da Feira Industrial de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

Serão 1.050 os membros das 150 mesas, sete por cada, a recolher e contar os votos dos emigrantes portugueses, para os quais foram enviadas 1.578.890 cartas, em 192 destinos, contendo o boletim de voto.

As cartas que chegarem até ao limite da entrega do correio, na quarta-feira, serão contabilizadas, estando previsto para a noite desse dia o resultado da votação, que encerrará o escrutínio de 18 de maio.

Estes votos decidirão se é o PS ou o Chega a ficar em segundo lugar nestas eleições.

Em relação aos deputados eleitos pela Europa e Fora da Europa, serão dois os escolhidos por cada um destes dois círculos.

Nos últimos 20 anos, o PS e o PSD dividiram os mandatos pela Europa e Fora da Europa, mas este bipartidarismo terminou em 2024, quando o Chega elegeu um deputado por cada um dos círculos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.