NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Em causa estão obras de requalificação que a Câmara fez em escolas com a promessa do financiamento do Estado.
A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta sexta-feira uma moção através da qual exige o reembolso de 95 mil euros ao Governo pelas obras de requalificação que a Câmara fez em escolas com a promessa do financiamento do Estado.
"Para que haja um tratamento igual aos restantes municípios do país, a Assembleia Municipal de Viseu solicita ao Governo que proceda ao reembolso dos 95 mil euros e que o mesmo seja usado, conforme compromisso do senhor presidente da Câmara, para beneficiação do polidesportivo da EB2,3 Grão Vasco, trazendo maior conforto, qualidade e segurança aos alunos da escola", diz a moção aprovada com duas abstenções e oito votos contra.
O documento foi apresentado pelo deputado do PSD Pedro Alves e o presidente da Câmara, Almeida Henriques, lembrou que "o protocolo assinado com o Governo se sobrepõe à resolução do conselho de ministros" e que, por isso, pediu "desde logo o reembolso" do dinheiro da requalificação das escolas.
Almeida Henriques recordou que a Câmara assinou também, aquando do anterior, um protocolo com a Secretaria de Estado dos Transportes para a requalificação de vias rodoviárias na região.
"Como é que esse mesmo Governo diz que este protocolo não é válido? Isto é, um protocolo, porque traz obras para o município é válido, um outro protocolo, porque traz obras para o Governo, não é válido. São dois pesos e duas medidas, mas a verdade é que a obra está feita", anotou o autarca, referindo-se à requalificação das escolas que foram inauguradas no início deste ano letivo.
Relativamente às vias rodoviárias, Almeida Henriques adiantou que na quinta-feira recebeu a informação de que "vai haver uma pavimentação ou uma colocação de pavimento no muito degradado IP5".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.