Sábado – Pense por si

Ventura vai seguir circuito de urgência "ao abrigo da via verde coronária" no hospital de Setúbal

Lusa 15 de maio de 2025 às 18:18
As mais lidas

Via verde coronária é acionada quando existem sintomas que levantem suspeitas de algum problema cardíaco. O líder do Chega voltou a sentir-se mal esta quinta-feira depois de ter tido um episódio na terça-feira que foi diagnosticado como refluxo esofágico.

O presidente do Chega, André Ventura, chegou esta quinta-feira de ambulância ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, pelas 17h35 e vai seguir o circuito de urgência "ao abrigo da via verde coronária", segundo aquela unidade de saúde.

EPA/NUNO VEIGA

A ambulância que transportou o líder do Chega desde o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, até Setúbal, chegou à principal unidade de saúde da cidade pelas 17h35, constatou a Lusa no local. A acompanhar a ambulância vinham os carros que têm transportado os seus seguranças pessoais durante a campanha para as eleições legislativas de domingo.

Fonte do gabinete de comunicação do Hospital de São Bernardo indicou aos jornalistas que André Ventura "vai seguir o circuito de urgência estabelecido ao abrigo da via verde coronária", que é acionada quando existem sintomas que levantem suspeitas de algum problema cardíaco.

O presidente do Chega voltou a sentir-se mal hoje, durante uma arruada em Odemira, distrito de Beja, depois de uma primeira indisposição na terça-feira à noite que o levou a passar essa noite em observação no Hospital de Faro.

O presidente do Chega voltou hoje a ser retirado da campanha minutos após participar numa arruada em Odemira, no distrito de Beja, devido a uma indisposição, e foi levado para o centro de saúde daquela vila alentejana, depois de ter sido assistido no local.

Do centro de saúde, André Ventura foi transportado para o Hospital do Litoral Alentejano, onde realizou exames e análises que afastam suspeitas de algum problema cardíaco. Ainda assim, os médicos decidiram transferi-lo para Setúbal "por precaução", para efetuar um cateterismo, um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar problemas no coração e vasos sanguíneos que envolve a inserção de um cateter num vaso sanguíneo e que é guiado até ao coração.

Falando aos jornalistas, Armindo Ribeiro, diretor do Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano disse que o líder partidário estava estável.

De acordo com os esclarecimentos de Armindo Ribeiro aos jornalistas, o líder do Chega realizou no hospital alentejano, no distrito de Setúbal, "os exames normais para a situação de dor torácica", mas os resultados, "foram todos negativos".

Ainda no hospital de Santiago do Cacém, o próprio André Ventura publicou na rede social X uma foto de si mesmo, deitado numa cama, onde é visível também algum equipamento médico.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.