Sábado – Pense por si

Os alunos de que as empresas precisam

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 26 de junho de 2024 às 23:00

Quais são as empresas mais atrativas em Portugal para jovens licenciados? E as profissões mais bem pagas ou com benesses extrassalariais? E o que é fundamental para ser recrutado? Fomos falar com dezenas de empresas, com especialistas e jovens contratados para perceber o que faz a diferença para quem oferece e quem procura o primeiro emprego.

O primeiro dia de aulas na universidade foi como levar com um balde de água fria. “Quando cheguei à primeira aula e a professora perguntou o que era o Direito, o meu cérebro, que estava formatado para fórmulas e equações, bloqueou”, recorda Beatriz Valente, 26 anos, advogada. Fez o secundário na área de Ciências e Tecnologias e contava seguir Gestão, mas, quando visitou a Universidade Católica do Porto, antes de se inscrever, apresentaram-lhe uma inovação que lhe trocou as voltas: podia fazer uma licenciatura dupla de Gestão e Direito, em cinco anos, abrindo assim o leque de opções de futuros empregos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.