Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas

A desequilibrada comissão de von der Leyen

O desiderato estratégico formulado por von der Leyen, em Março de 2020, de «alcançar uma proporção equitativa de 50% em todos os níveis administrativos da Comissão até ao final de 2024» deu em nada.

António Tânger Corrêa, cabeça de lista do Chega às Europeias
João Carlos Barradas

Patriotas pela Europa acolhem Chega

O Chega formaliza esta terça-feira a adesão à aliança "Patriotas pela Europa" que aspira a formar o maior grupo político de extrema-direita e direita radical no Parlamento Europeu.

Alexandre R. Malhado

Ventura e o perigo dos soberanistas

Aliados europeus do Chega desvalorizam criação de novo grupo da AfD. Em reunião, o partido português apelou à oposição a Costa.

João Carlos Barradas

Europeias: umas eleições convulsivas

Menos Pacto Ecológico, menos imigração, mais direita, vários descalabros com consequências, Moscovo feliz, e uns quantos casos caricatos: até dois presos foram eleitos.

João Carlos Barradas

Orbán apela à unidade da direita

Primeiro-ministro da Hungria acusou a Comissão Europeia de Ursula von der Leyen de ter "falhado na agricultura, na guerra, na imigração e na economia".

Bruno Faria Lopes

Péter Magyar: o "boy" do Fidesz que enfrenta Orbán

Péter Magyar, 44 anos, divorciou-se duas vezes: da mulher, a ex-ministra no centro de um escândalo, e do partido Fidesz a que pertenceu, e do qual se transformou no maior adversário. Conseguirá agora derrotar Orbán?

No país emerso

Parlamento Europeu: uma guinada à (extrema) direita?

Numa altura em que a implementação do Pacto Verde Europeu é fundamental para o combate às alterações climáticas e que a crise migratória continua sem uma resposta humanitária robusta, esta viragem à direita radical pode comprometer muito do trabalho desenvolvido até aqui e colocar em crise os valores fundacionais da União Europeia.

5
Alexandre R. Malhado

Rita Matias, o trunfo de Ventura para ganhar votos

A um mês das legislativas, o Chega é a força política mais popular entre os jovens. Em 2020, André Ventura lançou Rita Matias com uma estratégia clara: captar a atenção do eleitorado feminino e jovem. A deputada foi a Madrid aprender com o Vox a criar conteúdos virais, estabeleceu relações com o Fidesz, da Hungria, e faz parte de uma rede internacional conservadora católica.

Cuidados Intensivos

Circo de feras

A forma histérica como as elites mediáticas dão palco e importância a fenómenos marginais é um dos combustíveis para que os marginais se tornem centrais. Apontar o dedo ao povo bruto/racista/fascista (escolham vocês) só consola as almas simples.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana