Sábado – Pense por si

Tribunal quadruplica indemnização a homem atacado por cães em Matosinhos

06 de novembro de 2020 às 16:12
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O tribunal de recurso obrigou o responsável pelos cães a pagar à vítima um total de 19.058 euros, mais 14.949,88 euros do que o fixado pela primeira instância.

A Relação do Porto considerou que um homem atacado por cães em Matosinhos tinha o direito a recorrer aos hospitais privados para tratamentos e fixou a indemnização em função dessa opção, mais do que o quádruplo do inicialmente determinado.

"Existindo entre a lesão e as despesas hospitalares adequado nexo causal, o pagamento é devido, independentemente do estabelecimento hospitalar onde foi efetuado tratamento ser público, privado ou do setor social", considerou o Tribunal da Relação do Porto, em acórdão consultado esta sexta-feira pela agência Lusa.

O tribunal de recurso obrigou, por isso, o responsável pelos cães a pagar à vítima um total de 19.058 euros, mais 14.949,88 euros do que o fixado pela primeira instância criminal de Matosinhos.

A vítima é um serralheiro que foi atacado numa perna por dois cães de raça Serra da Estrela, que conseguiram libertar-se de uma jaula mal fechada, em 05 de fevereiro de 2018, num vivenda do concelho de Matosinhos, distrito do Porto.

Contestando os critérios do tribunal de Matosinhos para fixar as baixas indemnizações, o serralheiro referiu, no recurso para a Relação, que "não colhe a tese de que ter escolhido ser acompanhado por unidade hospitalar privada o impediria de ser ressarcido dos montantes de despendeu".

A vítima fixou as despesas médicas e hospitalares devidos às lesões provocadas pelo ataque canino em 11.808,30 euros, pedindo um adicional de 10.000 euros a título de danos não patrimoniais.

No seu acórdão, o Tribunal da Relação aproximou-se desse montante: 11.559 euros por danos patrimoniais e 7.500 por danos não patrimoniais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?