O responsável admite que os números poderão aumentar, já que nos próximos dias as autoridades de saúde irão repetir os testes, e tendo em conta o que tem acontecido noutros lares e o período de incubação do vírus.
Um surto de infeção pelo novo coronarírus regista 23 casos positivos entre utentes e funcionários do "Hospitel" da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, uma estrutura para idosos criada para reunir os conceitos de hospital e hotel.
O provedor, Adérito Gomes, disse esta sexta-feira à Lusa que depois de rastreados todos os 80 utentes e cerca de 40 funcionários, testaram positivo 19 utentes e quatro funcionários.
O responsável admite que os números poderão aumentar, já que nos próximos dias as autoridades de saúde irão repetir os testes, e tendo em conta o que tem acontecido noutros lares e o período de incubação do vírus.
De acordo com o provedor, os utentes mantêm-se nas instalações, tendo sido criado um circuito Covid, com a transferência dos positivos para o piso térreo do edifício.
Adérito Gomes indicou à Lusa que, a partir de sábado, a instituição contará com o apoio de uma equipa de intervenção rápida constituída por três auxiliares e um enfermeiro.
No "Hospitel" funciona atualmente o lar de idosos "O Bom Samaritano" e uma Unidade de Apoio Integrado com capacidade para 15 utentes, segundo a instituição.
A Misericórdia de Mirandela tem várias respostas sociais a funcionar neste concelho do distrito de Bragança, nomeadamente quatro lares de idosos, Unidade de Cuidados Continuados, centro de acolhimento, apoio domiciliária e creches e infantários.
O provedor indicou à Lusa que esta instituição tem mais de mil utentes e 330 funcionários.
Além do "Hospitel", o provedor deu conta de outras duas situações com implicações do novo coronavírus, nas respostas para a infância.
O infantário Arco Íris, com 120 crianças na creche e pré-escolar, está fechado depois de cinco funcionárias terem testado positivo e só reabrirá quando a Autoridade de Saúde decidir.
Também uma sala de outro infantário da Misericórdia, o Miminho, se encontra fechada de forma preventivo por os pais de uma das crianças terem testado positivo.
O concelho de Mirandela tem cerca de 60 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus.
O distrito de Bragança soma mais de 1.800 casos confirmados desde o início da pandemia e cerca de 60 mortes associadas à Covid-19.
Surto com 23 casos positivos em hospital e lar de idosos em Mirandela
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."