A medida serve não só para fazer face a uma maior procura decorrente da redução generalizada do valor dos passes, mas também para responder aos estudantes universitários que não encontram casa na capital.
ABarraqueiroOeste vai aumentar os horários nas carreiras diretas de Torres Vedras para Lisboa a partir de 6 de janeiro, ao prever mais passageiros com a redução do preço dos passes nos transportes para a capital. As empresas Boa Viagem e Rodoviária do Oeste também admitem fazer o mesmo noutros concelhos da região Oeste onde operam.
Laurinda Martins, da Barraqueiro Transportes, à qual pertencem as empresas Barraqueiro Oeste e Boa Viagem, disse à agência Lusa que a primeira "vai entrar com um reforço da oferta a partir de 6 de janeiro" nas carreiras diretas entre Torres Vedras e Lisboa.
A oferta aumenta, nos dias úteis, de 43 para 61 carreiras diárias de Torres Vedras para Lisboa, a começar às 05h30, e de 44 para 58 de Lisboa para Torres Vedras, com o alargamento dos horários até à 01h30, assim como aos fins de semana e feriados, de acordo com os novos horários para 2020 já disponíveis no site da empresa.
Tanto a Barraqueiro Oeste, como a Boa Viagem, que opera nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, vão "acompanhar a evolução da procura e, caso se justifique, vão tentar ajustar a oferta às novas necessidades que possam surgir".
A Rodoviária do Oeste, que opera em Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré e Peniche, também admite "reestruturar a oferta a partir de março" nas carreiras que partem destes concelhos para Lisboa, afirmou à Lusa o diretor Orlando Ferreira.
O responsável justificou a medida não só para fazer face a uma maior procura decorrente da redução generalizada do valor dos passes, mas também para responder aos estudantes universitários, que estão cada vez mais a comprar o passe sub-23, tendo em conta a falta de habitação a preços acessíveis na capital.
No Bombarral, com o aumento da procura, a carreira para Lisboa vai ser autonomizada da das Caldas da Rainha, com a criação de uma nova linha direta. As três operadoras já começaram a vender os passes com os novos valores a vigorar a partir de 2020 e definidos pela Comunidade Intermunicipal do Oeste.
A OesteCim e os municípios da região decidiram investir 1,6 milhões de euros para reforçar a verba do Plano de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PARTT), com o objetivo de reduzir o valor dos passes inter-regionais para Lisboa pela segunda vez, depois das alterações implementadas desde abril deste ano.
A partir de janeiro de 2020, os passes inter-regionais passam a ter um custo de 70 euros para utentes dos transportes públicos dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Desde abril que o mesmo título custa 97 euros em Arruda dos Vinhos, 112 euros em Alenquer e Sobral de Monte Agraço e 116 euros em Torres Vedras.
Já para os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche, o passe inter-regional será de 80 euros a partir de 2020. Os novos valores já incluem os custos com Metro e Carris, dentro da Área Metropolitana de Lisboa.
Em 2019, o Estado atribuiu à região 1,3 milhões de euros, montante a que a OesteCim somou mais 650 mil euros para implementar um passe municipal (dentro do perímetro de cada concelho) de valor não superior a 30 euros, um passe até 40 euros para as deslocações intermunicipais (dentro do território da OesteCim) e 30% de descontos nos passes para ligações inter-regionais com os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), da Lezíria do Tejo e da Região de Leiria.
Porém, entre as "cerca de 5.000 pessoas que se deslocam diariamente entre o Oeste e a AML", foi patente, no último ano, "o sentimento de falta de equidade" em relação aos "40 euros aplicados aos passes sociais na AML", sublinhou a OesteCim num comunicado.
A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa.
Transportadoras aumentam carreiras da região Oeste para Lisboa em 2020
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.