NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Trabalhadores de centros de atendimento telefónico pretendem melhores condições de trabalho e uma maior igualdade de género aderindo, assim, à Greve Internacional de Mulheres.
Os trabalhadores dos centros de atendimento telefónico marcaram uma greve para sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, por melhores condições de trabalho e pela promoção da igualdade, aderindo, assim, à Greve Internacional de Mulheres.
O Sindicato dos Trabalhadores de Call-Center (STCC) emitiu o pré-aviso de greve para esta data, para abranger todos os trabalhadores do setor que queiram participar na ação de luta e nas manifestações que vão ocorrer em vários pontos do país.
"Marcámos esta paralisação porque consideramos que os motivos que estão na base da greve internacional não estão desligados das nossas queixas e das nossas reivindicações nos locais de trabalho", disse à agência Lusa Rebeca Moore, do STCC.
Segundo a sindicalista, o STCC vai participar na manifestação de Lisboa da 'greve feminista' com faixas próprias, alusivas aos problemas do setor.
"Juntamo-nos assim ao poderoso movimento da Greve Internacional de Mulheres que, nos últimos anos, mobilizou milhões de trabalhadoras", desde a Argentina à Polónia, desde os EUA a Espanha, afirmou o sindicato numa nota de imprensa.
Nas últimas semanas o STCC tem realizado reuniões nos locais de trabalho "com centenas de trabalhadores", que manifestaram o seu apoio a esta iniciativa.
"Sentimos que as trabalhadoras dos 'call-centers' querem uma vida melhor e estão dispostas a lutar por ela", disse Rebeca Moore.
No texto do pré-aviso de greve é referido que o assédio moral "é a norma nos 'call-centers' e sobre as mulheres é brutal, causador de depressões".
Os ritmos e horários de trabalho, os cortes na remuneração variável por faltas por apoio à família, o medo de ser despedida em caso de gravidez, são outras das queixas apresentadas pelo sindicato, criado em 2014.
Este setor emprega cerca de 83.000 trabalhadores.
A Greve Internacional de Mulheres existe desde 2017, mas só este ano vai ter repercussão em Portugal.
O objetivo é defender os direitos das mulheres e combater a violência e as desigualdades.
Trabalhadores de call-centers fazem greve na sexta-feira em defesa da igualdade
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Importa que o Governo dê agora um sinal claro, concreto e visível, de que avançará rapidamente com um modelo de assessoria sólido, estável e devidamente dimensionado, para todos os tribunais portugueses, em ambas as jurisdições.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.