Sábado – Pense por si

Tiago Mayan: o liberal inexperiente mas sem papas na língua

Sara Capelo
Sara Capelo 21 de janeiro de 2021 às 20:00

O advogado entrou tímido na corrida, sem qualquer experiência com jornalistas. Distinguiu-se nos debates, chamou troca-tintas a Ventura. Quando a corrida terminar, volta a ser um "cidadão normal" que faz jardinagem.

Tiago Mayan Gonçalves chegou à corrida a Belém como o candidato desconhecido e inexperiente. A primeira vez que entrou num estúdio de televisão foi numa entrevista à TVI, há pouco menos de três meses. "Estou a aprender", confessava àSÁBADO, ainda em dezembro. Nessa altura, recordava ter sido reconhecido uma vez numa paragem num café. Há dias, para provar a sua crescente notoriedade, contou um episódio semelhante num supermercado à SIC. Os debates, no início de janeiro, nas televisões apresentaram-no de facto aos portugueses, colaram-lhe até o selo de "a surpresa" e cresceu nas intenções de voto: representava 0,9% a 18 de dezembro e 2,3% a 14 de janeiro (segundo a Pitagórica paraObservadore TVI a 14 de janeiro). Antes dos debates, numa outra sondagem, tinha 1,1% a 4 de janeiro (Aximage paraJornal de Notícias).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.