A ministra da Saúde, Marta Temido, trouxe de volta o modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24, à semelhança do que aconteceu em março e abril.
O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou hoje a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou hoje a ministra da Saúde.
Na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, Marta Temido explicou que este modelo já esteve a funcionar em março e abril e tem os mesmos moldes de funcionamento que na primeira fase da pandemia, referindo que se trata de uma medida excecional e temporária.
"Não é uma prescrição aleatória, é uma prescrição que é feita baseada e tomada de acordo com um algoritmo previamente validado pela Direção-Geral da Saúde e aplicado estritamente nos termos que está desenhado pelo profissional na linha de saúde 24", afirmou.
Marta Temido acrescentou que a emissão de requisição de testes de diagnósticos à covid-19 através da linha de saúde 24 está prevista para "uma fase mais complexa", como aquela que se está agora a viver no combate à pandemia.
A ministra disse ainda que esta decisão foi tomada porque há muitas pessoas a dirigir-se aos cuidados de saúde apenas para obter a prescrição do teste e "isso é uma pressão desnecessária no Serviço Nacional de Saúde e adicionalmente pode ter impacto no atraso na realização do teste".
Portugal contabiliza hoje mais 31 mortos relacionados com a covid-19 e 2.899 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim hoje divulgado, desde o início da pandemia de covid-19 Portugal já contabilizou 112.440 casos confirmados e 2.276 óbitos.
Testes à Covid-19 já podem ser requisitados através do SNS24
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."