"A Universidade de Aveiro começou hoje a fazer testes, a Universidade de Coimbra vai começar muito brevemente e na Universidade da Beira Interior e no Politécnico de Castelo Branco também há essa intenção", referiu João Paulo Rebelo.
Os testes para deteção do novo coronavírus nos lares de idosos da Região Centro vão ser feitos por universidades, politécnicos e uma empresa, disse hoje à agência Lusa o secretário de Estado João Paulo Rebelo.
"A Universidade de Aveiro começou hoje a fazer testes, a Universidade de Coimbra vai começar muito brevemente e na Universidade da Beira Interior (Covilhã) e no Politécnico de Castelo Branco também há essa intenção", referiu João Paulo Rebelo, no final da primeira reunião da Coordenação Regional do Centro do Estado de Emergência.
No distrito de Viseu, a ALS Life Sciences - que, no final de março começou a realizar testes laboratoriais para deteção do novo coronavírus, no âmbito de uma parceria com o Centro Hospitalar Tondela Viseu - vai reforçar a sua capacidade de resposta.
"É possível que, muito rapidamente, haja disponibilidade para, em vez de 100 testes diários, estar a fazer 300", avançou o secretário de Estado.
Na reunião de hoje, participaram representantes de vários organismos da Região Centro, como a Administração Regional de Saúde, Centros Distritais de Segurança Social e forças de segurança, alguns dos quais por videoconferência.
João Paulo Rebelo considerou que "as dores de cabeça da Região Centro não serão muito distintas das dores de cabeça das restantes regiões do país".
"Estão a ser feitos testes e estão a chegar os equipamentos de proteção individual, mas foram sinalizadas necessidades por vários dos intervenientes", contou.
Segundo o secretário de Estado, "o espírito foi de grande cooperação entre todos e foi saudada a possibilidade de agora poder haver uma maior articulação e coordenação das diferentes respostas do Estado".
Na segunda-feira, o primeiro-ministro designou cinco dos seus secretários de Estado para a coordenação da execução aos níveis local e regional das medidas de combate à pandemia da covid-19 no âmbito da declaração de estado de emergência.
Foram designados por António Costa os secretários de Estado Eduardo Pinheiro (da Mobilidade) para a região Norte, João Paulo Rebelo (Juventude e Desporto) para a região Centro, Duarte Cordeiro (Assuntos Parlamentares) para Lisboa e Vale do Tejo, Jorge Seguro Sanches (Adjunto e da Defesa Nacional) para o Alentejo e José Apolinário (Pescas) para o Algarve.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).
Dos infetados, 1.173 estão internados, 241 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 205 doentes que já recuperaram.
Testes à covid-19 em lares da região Centro feitos por universidades e empresa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.
É de uma ironia cruel que as pessoas acabem por votar naqueles que estão apostados em destruir o Estado Social. Por isso mesmo, são responsáveis pela perda de rendimentos e de qualidade de vida da grande maioria dos portugueses e das portuguesas.