NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Para o local está prevista a construção de 2 mil novas habitações e infraestruturas de lazer e serviços.
A descontaminação de cerca de 20 hectares da zona da Matinha, na freguesia de Marvila, em Lisboa, vai começar a ser feita este mês, pelo proprietário dos terrenos, onde serão construídas 2.000 casas e diversas infraestruturas, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a VIC Properties refere que a primeira fase do processo de descontaminação - do loteamento A - deverá estar concluída em fevereiro de 2021.
Para a retirada dos contaminantes presentes nos solos e nas águas foi contratado um consórcio.
Os resíduos que vão ser retirados serão transportados em veículos adequados, "sempre cobertos e com lavagem prévia dos rodados", enquanto as águas contaminadas serão tratadas numa estação de tratamento de águas residuais (ETAR) móvel, a instalar no local, é referido na nota.
O processo será acompanhado por uma Comissão de Acompanhamento Ambiental, que integra mais de uma dezena de entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Lisboa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), as juntas de freguesias de Marvila e Parque das Nações, a associação de moradores e empresários do Parque das Nações e a associação ambientalista ZERO.
Nos terrenos que agora serão descontaminados esteve a operar entre 1944 e 1999 a Fábrica de Gás da Matinha, demolida em 2006.
"Entre 2002 e 2020, foram realizadas nestes terrenos 125 sondagens aos solos e instalados 38 piezómetros para monitorização da qualidade das águas subterrâneas. Foram recolhidas centenas de amostras e realizadas milhares de análises em laboratório. Deste trabalho, foi possível concluir que no loteamento A, numa área total de 89.320 metros quadrados, cerca de 23 mil metros quadrados (25,9% do total) se encontram contaminados", lê-se no comunicado.
Em 2019, quando a VIC Properties adquiriu os terrenos fez também trabalhos de caracterização da qualidade dos solos e das águas subterrâneas do loteamento A, "o que permitiu localizar os principais pontos de investigação e contaminantes", é ainda referido.
Segundo a nota, os terrenos adquiridos pela empresa têm uma área de implementação de cerca de 20 hectares, "com um total de 260.000 metros quadrados previstos de área de construção acima do solo".
Para o local está prevista a construção de 2.000 novas habitações e infraestruturas de lazer e serviços.
Terrenos da Matinha em Lisboa começam este mês a ser descontaminados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.