Sábado – Pense por si

Tempo médio de espera na urgência do Amadora-Sintra era superior a 15 horas às 10h15

A urgência geral do Amadora-Sintra contava com 14 doentes pouco urgentes, 21 urgentes e um muito urgente.

O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia este domingo as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10h15.

Hospital Amadora Sintra
Hospital Amadora Sintra Medialivre

De acordo com os dados este domingo publicados pelo portal do Serviço Nacional de Saúde, a urgência geral do Amadora-Sintra contava com 14 doentes pouco urgentes, 21 urgentes e um muito urgente.

Os 21 utentes classificados como urgentes enfrentavam uma espera de 14 horas e 50 minutos e os pouco urgentes 15 horas e 19 minutos. Para o caso mais grave, o tempo de espera era de 48 minutos.

No caso do Hospital Garça de Orta, em Almada, pelas 10:00, o tempo de espera para a primeira observação era de quatro horas e 21 minutos.

Já no Beatriz Ângelo, em Loures, o portal do SNS indicava uma média de quatro horas e 50 minutos para a primeira observação e no hospital de Santa Maria, em Lisboa, o tempo de espera era de duas horas e 29 minutos.

Nos hospitais do Porto, o tempo médio de espera para primeira observação era no "São João" de duas horas e 39 minutos e no "Santo António" rondava as três horas e meia, com os doentes não urgentes a ter de esperar oito horas e 17 minutos, neste hospital.

Segundo o sistema de triagem, as situações muito urgentes (laranja) têm um atendimento recomendado nos 10 minutos seguintes à triagem, enquanto os casos urgentes (amarela) são de 60 minutos e os pouco urgentes (verdes) de 120 minutos.

De acordo com a informação do Portal do SNS, "o cálculo do tempo médio é dado pela média do tempo decorrido desde que o utente entrou na fase em que se encontra (espera para triagem, espera para primeira observação ou em observação)".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.